quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Comunidade Tradicional e a Sustentabilidade do Extrativismo do Bacuri em Urbano Santos(MA)

Caracterização do Município de Urbano Santos


Foto: Fórum Carajás

 

O município de abrangência do projeto será Urbano Santos situado na região nordeste do Estado do Maranhão. A economia se baseia na criação de gado em grandes propriedades tradicionais, na agricultura de subsistência nas áreas marginais da pré-Amazônia maranhense e no extrativismo nas áreas de cerrado, onde, até final da década de 90, prevalecia a agricultura familiar. Desde então, contudo, em função da expansão da lavoura de soja essas áreas vêm sendo alvo de forte intensidade de desmatamento. A bacia do rio Munim, que nasce no município de Aldeias Altas, é a principal bacia hidrográfica. O clima é Tropical Úmido e Seco, que caracteriza uma região de transição entre a Amazônia, o Cerrado, o Semi-Árido e a Mata dos Cocais.

A vegetação predominante é a de Cerrado, com babaçuais e fragmentos de floresta amazônica, além de uma área de transição para os lençóis maranhenses. Além dos bacurizeiros encontram-se na região espécies florestais, como mogno e angico, e espécies frutíferas, como araçá, pequi, açaí e buriti, dentre outras.

As comunidades envolvidas serão São Raimundo e Bom Principio. Todas as comunidades estão sofrendo um conflito agrário com os fazendeiros que cultivam a soja, pois a expansão está gerando a expulsão do homem do campo e diminuição dos recursos ambientais. Outro fato que justifica a escolha das comunidades é a grande quantidade de bacurizeiros por hectare, sendo parte da renda gerada na comunidade vir da extração dos frutos.

Justificativa:

O município de Urbano Santos se caracteriza pela larga ocorrência de bacurizeiros nativos. Entretanto, de acordo com informações de pessoas que habitam a região, a área de bacurizeiros já foi bem maior, mas com a expansão de monocultivos e plantios de Eucalipto, assim como a retirada da madeira de forma indiscriminada para produção de carvão tem proporcionado uma redução drástica nessas áreas de ocorrência natural da espécie.

Por sua vez, as famílias situadas nos povoados no interior das chapadas têm como sua principal fonte de renda a coleta de bacuris e as roças de mandioca, milho e feijão.

Assim, este presente projeto tem como objetivo implantar um sistema de manejo de bacurizeiros jovens oriundos de brotações naturais em áreas de capoeiras com até três anos de pousio, visando gerar conhecimentos e tecnologias de manejo, bem como formas de conservação da espécie. Este projeto tem por objetivo, também, contribuir para gerar alternativa de emprego e renda para agricultores familiares, por meio do desenvolvimento de técnicas de manejo do bacurizeiro, possibilitando aumentar a eficiência da sua exploração desta espécie de elevado potencial sócio-econômico para o Estado do Maranhão e, atualmente, em sério processo de erosão genética.

No manejo dos bacurizeiros se incluirá culturas alimentares, visando a otimização de uso das áreas.
Dessa forma, vindo a melhorar e aumentar o aproveitamento da espécie pretende-se, também, incentivar o enriquecimento das áreas de ocorrência por meio da enxertia nas brotações de raízes, utilizando materiais selecionados pela própria comunidade.

Objetivos:

- Estabelecer um sistema agroflorestal envolvendo o manejo de brotações de raízes de bacurizeiros jovens, oriundos de regeneração natural de plantas adultas em consorcio com culturas alimentares;
- Realizar capacitações sobre manejo sustentável de ecossistemas e aproveitamento de frutas regionais;
- Gerar publicações informativas sobre o uso racional dos produtos da floresta para a sustentabilidade dos recursos ambientais e humanos

Realização: Assoc. Comuntaria do Pov. São Raimundo/Urbano Santos(MA)

Colaboração/Parcerias:

Fórum Carajás, SMDH, CAAPAM, Fórum Defesa do Baixo Parnaíba, CCN/MA

Apoio: CESE

www.forumcarajas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário