sábado, 12 de março de 2022

Carnaval e samba no interior da sociedade brasileira

Dois anos sem carnaval. Transmitia-se muita alegria nos três dias de carnaval. Ouvia-se muito samba pelas rádios. Associava-se carnaval e samba como se fossem uma coisa só. De uma hora para outra, não se transmitiu mais alegria e samba. O que ocorreu para que a rede de transmissão parasse e nada fosse feito a fim de impedir a total interrupção? Nenhum outro pais um evento sócio cultural l exerce tanta força e função simbólicas tipo oque acontece com o Brasil em dias de carnaval. O carnaval no Brasil adquiriu um caráter único diferente do que ocorreu em outros países e adquiriu esse caráter de uma forma muito rápida e de uma forma muito orgânica. O carnaval teve vários nomes que representavam as diversas brincadeiras que se conflagravam. Não havia um caráter a unificar as brincadeiras. Brincava-se sozinho ou em pequenos grupos. Essa disposição começa a mudar no final do século XIX com a chegada de negros recém libertos pela Lei Aurea. A presença de negros oriundos da zona rural inseriu nas brincadeiras o batuque num ambiente de instrumentos de corda e de sopro. O samba ainda não fora inventado. Inventara-se outras manifestações: maxixe, lundu e etc. o samba seria inventado nos anos 30 e com sua assunção os ritmos originários da musica brasileira moderna deixaram de ser valorizados. A modernização trazida pelo regime de Getulio Vargas implicou em mudanças econômico sociais politicas, culturais e artísticas. Destacou-se culturais e artísticas por ultimo porque são categorias que o sistema bota de lado no planejamento e na execução de seus projetos. Elas acontecem, o Estado querendo ou não. e o Estado quase sempre evita tomar consciência do papel desempenhado pela cultura e pelas artes no interiro da sociedade. O regime de Getulio vargas propunha a centralização da vida econômica e social em sentido contrario da dispersão que na republcia velha. Os fatos que se desenrolavam no nordeste pouco interessavam aos estados do sudeste e assim por diante. No regime de Getulio Vargas, cultura e arte foram dissolvidas na estrutura politico social e econômica que se modernizava. O carnaval e o samba entraram nessa dança do capitalismo estatal . Tornaram-se símbolos do Brasil por muito tempo. Uma hora o efeito simbólico exercido pelo discurso estatal se esgotou. Que ano foi esse em que o carnaval deixou de ter participação na vida das pessoas para em seu lugar surgisse o seu inverso? Dois anos sem carnaval e sem samba no carnaval nada mais é do que a substituição de eventos culturais e simbólicos cujas raízes se encontram no começo da republica por outros eventos culturais e simbólicos que não se sabe a origem.

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