segunda-feira, 1 de junho de 2020

Salve 04 Salve a música


Ninguém se lembra do ano de 1996. Pela lógica cartesiana de “Penso, logo existo”, o ano de 1996 não terá existido ou se existiu só foi por alguns segundos. “Cuidado com o andor que o santo é de barro” ou cuidado como se leva o argumento ou a ideia, pois no primeiro solavanco pode cair e rachar. Qualquer coisa que se fizesse em 1996 viria na rebarba de 1994, o ano da eleição da chapa PSDB e PFL para a presidência da republica e a confirmação do sucesso do plano real instituído pelo governo Itamar Franco em 1993. A vitória da chapa PSDB-PFL não foi a toa: uma bem bolada articulação entre o centro e a direita que dominavam respectivamente as regiões sudeste e nordeste do Brasil para derrotar a centro esquerda representada pelo PT. A centro esquerda levou o amargo da derrota na boca por anos a fio, seja buscando alianças mais conservadoras para as eleições seguintes ou seja se comprometendo com politicas liberais.
Do ponto de vista politico social, 1996 foi um preparativo ou um aperitivo das forças politicas para a eleição de presidencial de 1998. Eles se enfrentariam nas eleições municipais e mediriam suas forças. Do ponto de vista artístico-cultural, a derrota de 1994 foi digerida e reinterpretada por setores periféricos da sociedade, que se sentiram derrotados tanto quanto o candidato do PT, em crônicas e em caricaturas presentes em construções estético-culturais que, despretensiosamente, diziam-se pensadas só para divertir. Contudo, caso uma atração se apresente como puramente diversão, esse anuncio não seria só uma tática que induziria o publico ouvinte a baixar a guarda para que o artista pudesse emitir o núcleo principal da sua mensagem?
O núcleo principal da mensagem só se revela a medida que outros núcleos sejam desmascarados. O artista se serve de máscaras para atrair o publico e ser divertido é uma dessas máscaras. A musica “Militando na Contra-informação”, do cd “Guentando a Oia”, do Mundo Livre S/A, brinca com as máscaras do poder. Fred 04 vocalista e tocador de cavaquinho, mascara-se de Rubens Ricupero, ministro da fazenda do governo Itamar Franco, e Otto, percussionista, mascara-se de engenheiro de som para interpretarem o rumoroso caso de vazamento da conversa entre Rubens Ricupero e o jornalista da tv globo Carlos Monforte. Nessa conversa, Rubens Ricupero assumia ao jornalista e primo que Fernando Henrique Cardoso devia sua provável eleição a ele. Que a oposição não poderia questionar a sua presença todos os domingos ao vivo na tv globo porque ele era o ministro da fazenda e etc.
Suspeita-se que alguém deliberadamente deixou um canal do estúdio de gravação aberto e por conta disso a conversa vazou pro Brasil inteiro. O escândalo provocou o pedido de exoneração de Rubens Ricupero que seria substituído por Ciro Gomes. A medida que os anos passaram a maioria da população se esqueceu parcialmente ou totalmente do que foi o caso e quem se beneficiou ou não se beneficiou dele. Nesse ponto, o Mundo Livre brinca com as linguagens: politica, musical e tecnológica. E num ponto mais alto, o Mundo Livre brinca com a memoria coletiva ou com a falta de memoria.
A obra do Mundo Livre é uma brincadeira urgente como se revela na musica “Free World”. Fred 04 canta “Salve 04, salve, salve a musica, salve 04, salve, salve a musica”. Nesse verso, a palavra salve pode ser lida tanto como saudação ou, então, como salvação. Por ser a primeira musica do cd, é bem possível que salve seja uma saudação a ele e a musica que o Mundo Livre toca (o samba). A primeira coisa que se faz ao chegar a um determinado lugar é saudar quem encontra. Salve é uma expressão corriqueira no linguajar dos subúrbios.
Curtir
Comentar
Compartilhar

Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário