quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

AS CARRANCAS DO SENHOR ONÉSIO

Proposta de Gestão Ambiental da Bacia do rio preto, afluente do rio Munim.

Apoio : Centro de Apoio Sócio Ambiental (CASA)


 Foto: Cerrado no Baixo Parnaíba(Foto: Fórum Carajás)


OBJETIVOS

 Objetivo geral: Gerar conhecimento e conscientização sobre a preservação dos mananciais locais, assim como das atividades produtivas de comunidades rurais do estado do Maranhão


Objetivos específicos: Melhoria na qualidade de vida das populações que vivem próximo às nascentes do rio preto através da gestão dos recursos naturais e recursos hídricos.

Justificativa: A região do município de Buriti de Inácia Vaz, região do Baixo Parnaiba maranhense, foi uma das primeiras a  se  deparar com o plantio indiscriminado da soja sobre suas áreas de Chapada. Esse fato transcorre desde a segunda metade dos anos 90, mas sofreu considerável acentuação a partir de 2003. A principal característica dessa região é que ela é uma região de transição da Amazônia para a Caatinga e nesse meio entre um e outro bioma se verifica a presença do Cerrado. Nesses quase dez anos de plantio de soja mais da metade do Cerrado de Buriti foi desmatado. 
Por conta disso, o objetivo desse projeto é justamente realizar um trabalho de formação junto a pequenos proprietários e comunidades para que não vendam suas porções de Chapada. A Chapada a que nos referimos é a Chapada do povoado Carrancas, onde existem várias nascentes do rio Preto. Este rio nasce em Buriti e percorre os municípios de Buriti, Mata Roma, Anapurus, Urbano Santos para desaguar no rio Munim abastecendo várias comunidades tradicionais no caminho. Um conjunto de dados explicita que a bacia do rio Preto é uma bacia deteriorada pelo desmatamento nas Chapadas e pelo uso de agrotóxicos.    A retirada de expressiva vegetação nas Chapadas causa mudanças climáticas localizadas e a diminuição no ritmo das chuvas.
A proposta privilegia a gestão do território a partir da bacia do rio Preto com o reflorestamento das suas nascentes e de suas matas ciliares e o acesso das comunidades a políticas públicas.
Um elemento central na gestão do território é a valorização do espaço físico, ambiental, social e cultural através do plantio de árvores nativas, do beneficiamento de frutas do Cerrado e da organização a partir da criação de uma associação de agroextrativistas.  São muitos os indícios que o avanço da fronteira agrícola se dá também na desvalorização dos atributos naturais de um ambiente e de uma comunidade. 
Uma bacia hidrográfica é um espaço coletivo em função de que a água é um bem úblico. Então, a gestão da bacia hidrográfica do rio Preto se relaciona com a própria manutenção dos recursos hídricos tanto em Buriti como nos demais municípios que se servem das suas águas. 
No caso das Chapadas, o reflorestamento com determinadas espécies como bacurizeiro, pequizeiro e outras cumprirá  bem o papel de dar fôlego aos lençóis freáticos.
Uma reflexão que deve ser feita nesse projeto é justamente sobre a relação comunidade e espaço físico, ambiental e social. Que espaço as comunidades e os proprietários pertencem e como elas e eles processam isso nas suas atividades produtivas.


DESENVOLVIMENTO


Objetivos específicos
Metas (quantitativas e qualitativas)
Passo a passo das ações (Atividades)
Gerar conhecimento e conscientização sobre a preservação dos mananciais locais, assim como das atividades produtivas de comunidades rurais do estado do Maranhão
Reflorestamento das matas ciliares em torno do Rio Preto

·  Sensibilização do público alvo
·                     Capacitação em produção de mudas
·                     Construção de um viveiro de mudas
·                     Implantação de espécies florestais nativas nas matas ciliares

Melhoria das condições produtiva, política, social dos moradores locais da comunidade .......
·                     Diagnóstico de potencialidades e fragilidades das atividades produtivas locais
·                     Capacitação sobre arranjos produtivos locais
·                     Capacitação em organização produtiva
·                     Capacitação em manipulação de alimentos e geração de subprodutos da floresta



Geração de conhecimento local baseado na sustentabilidade dos recursos naturais

Geração de conhecimento local baseado na sustentabilidade dos recursos naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário