terça-feira, 3 de agosto de 2010

SLC, IFC e BNB na Bahia

Olá bom dia, gostaria de ter contato com o Sr. Mayron Régis, assessor Fórum Carajás, para informá-lo dos danos que a SLC com apoio do IFC e BNB (o último agente, o principal financidor dos investimentos e do custeio da SLC) vem provocando nas nascentes do Rio Grande, principal afluente do Rio São Francisco e também no Aquífero Urucuia localizados na Região de Barreiras – BA, oeste Bahiano, o monocultivo torna esta empresa uma campeã no uso de agrotóxicos na região, o monocultivo também provoca uso desiquilibrado de fertilizantes acidificantes e o excessivo preparo do solo, tal pratica vem desmanchando as rochas calcáreas em velocidade enorme, ela se localizam abaixo de uma camada de solo que tem de 2 a 15 metros de profundidade, desta forma, provocando/gerando enormes erosões e entupimento das veias que abastecem as nascentes dos rios e do aqüífero, além de despejar nestas nascentes e no aqüífero os agrotóxicos sem serem degradados, lembre que o monocultivo provoca um uso desordenado de agrotóxicos. No futuro quando os reflexos disso surgirem com maior clareza, quem vai ser responsabilizado por estes danos ambientais?


Além disso, eles estão a frente de proporcionar um grande colapso social na região, o uso de máquinas de grande porte importadas, isto devido a um desiquilibrio desordenado na disponibilidade de estrutura de acomodação, estrutura de transporte e alimentação dos funcionários, tais condições geram uma insatisfação muito grande devido ao descaso com as pessoas e o reflexo é desordem total.
Desta forma, importando máquinas enormes, colocarão na berlinda diversos trabalhadores que não tendo chance, estarão disponíveis a agregar-se com a marginalidade. Eles com argumento de produzir matéria prima para alimentar e salvar do frio a população do planeta, escondem uma barbárie que o estado deveria estar bem mais atento, pois os custos que projetos deste modelo geram a sociedade e ao estado é enorme. Sem falar que estimulam a criação de empregos fora do Brasil.
Em detrimento desta falta de visão o IFC e o BNB que despejam recursos na SLC deixam outros empreendimentos no descaso, eles precisam acordar e promover a verticalização dos negócios nesta região, as matérias primas que são produzidas com tecnologia que usa mão de obra Brasileira na região, precisam ser também manufaturas e exportadas com uso da mão de obra de Brasileiros.


Na região existem muitas empresas que fazem a produção sustentável (fazem rotação equilibrada de diferentes culturas) desta forma geram empregos e arrecadação para o estado de forma progressiva e estável no longo prazo, mas estas estão sem estímulo.
Ao contrário IFC e BNB estão estimulando um projeto muito diferente, o modelo da SLC que especialistas que enxergam o que eles estão fazendoafirmam que isto nunca deu e nem dará certo na produção.

O IFC e o BNB poderiam estar estimulando a verticalização, garantindo assim o retorno do seu capital de forma bem segura e estimulando o progresso regional, no modelo onde estão aplicando seus recursos os Brasileiros terão que arcar com o prejuízo, o estado será novamente acionado a negociar os custos da irresponsabilidade dos promotores do despejo de recursos sem visão ou avaliação aprofundada.

Esta falta de visão dos financiadores e do estado deixará em breve a região voltar a miséria. Isto precisa ser conhecido pela sociedade.
A fonte pediu anonimato

Nenhum comentário:

Postar um comentário