sábado, 26 de março de 2011

Pólo Coceira e o jornalismo infame


Fontes de água no Pólo Coceira-Baixo Parnaíba/MA(Foto: Fórum Carajás)


Nesses mais de três anos de atuação no Baixo Parnaíba maranhense, o Fórum Carajás se pauta pelo compromisso com a luta das comunidades pela posse da terra e pelo manuseio responsável dos recursos naturais.

Causa a pior espécie de sentimentos a acusação de que a prisão pela polícia do gerente do senhor Gilmar , plantador de soja, e a queima de seus tratores no município de Santa Quitéria pelas comunidades do Pólo Coceira resulte de algum interesse contrariado da prefeitura e da empresa Suzano Papel e Celulose. Essa acusação vem sendo divulgada pela internet em alguns sítios.

A Suzano Papel e Celulose e o senhor Gilmar disputam a área em questão faz um bom tempo, só que nenhum dos dois detém a propriedade da terra e essa disputa se desdiz, simplesmente, porque essa área fica entre dois grandes pólos que são os pólos Coceira e o da Boa Hora.

Tanto a Suzano como o senhor Gilmar ajudariam e muito caso respondessem de quem compraram, por quanto compraram e em que cartório eles registraram os seus documentos que comprovariam os atos de compra dessa área. Nem o pessoal do Pólo Coceira e nem o pessoal da Boa Hora venderam algo que seja para a Suzano ou para o senhor Gilmar. Também ajudaria muito que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Maranhão transparecesse a forma como o órgão licencia uma área em litígio em favor de um dos lados sem que se tenha clareza quem é o verdadeiro dono.

As comunidades do Pólo Coceira fizeram valer seus direitos quando pediram providências por parte da prefeitura. Seria muito estranho que aceitassem os desmandos do senhor Gilmar em suas barbas.

Mayron Régis

Nenhum comentário:

Postar um comentário