quarta-feira, 21 de julho de 2010

No Baixo Parnaiba confusão nunca vem só

Como dizem: uma confusão nunca vem sozinha. Por isso mesmo as comunidades de Barreirinhas, Santa Quitéria e Urbano Santos se entrosam cada vez mais a fim de se oporem ao avanço do agronegócio da soja e do eucalipto e das carvoarias da Margusa sobre as áreas de Chapada dos três municípios. Atribui-se uma real importância às reuniões em que as comunidades, entre tantos encontros e desencontros, malham os Judas que vendem as suas terras para os forasteiros.


Os moradores do Pau Serrado, povoado do município de Santa Quitéria, encarnam a agricultura familiar e o extrativismo em seus refúgios de roça, de capoeira e de bacurizais. Ali, na fronteira entre Santa Quitéria e Barreirinhas, a pobreza material e a pobreza espiritual, ao menor descuido, enlaçam um ou mais de um ou até mesmo uma associação. Basta um emissário escancarar, para quem quiser ouvir, um ministério de promessas para o mais cético bestar.



A comunidade de Passagem do Gado, município de Barreirinhas, vendeu uma parte de sua área para o senhor Leandro Costa Soares desmatar a mata nativa e plantar soja ou eucalipto. Só que parte de Passagem do Gado se trumbica com Pau Serrado e Sucuruju, povoados do município de Santa Quitéria. Então, o Leandro comprara parte de Passagem do Gado e contando com a subserviência dos seus moradores já estava entrando para fazer os picos nas áreas de Pau Serrado e Sucuruju.


Houve reação da parte dos moradores dos dois povoados que impediram a demarcação. Mais tarde, outras comunidades de Santa Quitéria, como a do Pólo Coceira, engrossaram o caldo da resistência, assim como a comunidade de São Raimundo, município de Urbano Santos.


Essas e outras informações foram passadas durante o I Seminário na Região de Povoados sobre o rio Jacú que aconteceu no povoado dos Anajás dos Garcês, povoado de Barreirinhas, no dia 26 de junho de 2010. Abaixo segue algumas imagens do seminário que contou com o apoio do Fórum Carajás, SMDH e do  Centro de Direitos de Barreirinhas.














Fotos: Edmilson Pinheiro ( Fórum Carajás)
Por: Mayron Régis ( Fórum Carajás)

Nenhum comentário:

Postar um comentário