sábado, 1 de dezembro de 2012

Ministério Público inspeciona carvoarias e empresas de reflorestamento no Maranhão


Publicação: 30/11/2012 19:45
Neste mês de novembro, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) realizou uma série de inspeções em carvoarias e empresas de reflorestamento que atuam nas cidades de Açailândia, Anapurus, Buriti e Urbano Santos. O objetivo foi verificar possíveis irregularidades no cumprimento das normas trabalhistas.

Os procuradores Maurel Mamede Selares e Marcos Rosa foram acompanhados pelo grupo de trabalho para a promoção do trabalho decente no setor de florestamento e reflorestamento. A equipe constatou problemas na jornada de trabalho, concessão de repouso semanal, pagamento de salários, fornecimento de equipamentos de proteção individual e nos alojamentos utilizados pelos trabalhadores.

“Nesse primeiro momento, fomos conhecer a realidade. Com base nos relatórios, iremos discutir no Colegiado de Procuradores quais medidas poderão ser tomadas”, informou o procurador do Trabalho, Maurel Selares.

Segundo ele, o MPT poderá propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou até mesmo uma Ação Civil Pública (ACP). “Também iremos avaliar a realização de uma força tarefa”, acrescenta.

As carvoarias e empresas de reflorestamento visitadas prestam serviços a diversas siderúrgicas maranhenses.

Novas ações

Na última quarta-feira (28), o grupo de trabalho se reuniu em Brasília (DF) para analisar o resultado das operações no interior do Maranhão e na cidade de Bauru (SP). Na ocasião, foi elaborado um cronograma que prevê novas ações em 15 estados brasileiros a partir do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário