domingo, 2 de dezembro de 2012

1º Encontro Estadual de Educadores e Educadoras Populares do MSTTR no Maranhão


“É preciso criar formas e instrumentos para manter vivo o sentimento de luta e de compromisso com a estratégia formativa da ENFOC”

Acontece neste sábado (1) e domingo (2), no Centro de Estudo Sindical Rural – São Luis o 1º Encontro Estadual de Educadores e Educadoras Populares do MSTTR no Maranhão. São dois dias, onde 164 educadores (as) contribuem com um debate a cerca da Constituição da Rede Estadual de educadores (as) populares do MSTTR no Maranhão, Criação do Coletivo Estadual de formação, Construção de estratégias para continuidade dos processos de formação e auto - formação da rede e a ampliação do GES na base sindical. “Nossa expectativa é muito positiva. O Encontro Estadual de Educadores e Educadoras Populares do MSTTR no Maranhão, será um momento de avivarmos nossa formação político-pedagógica, baseada nos princípios da Educação Popular, junto a aproximadamente 164 educadores (as), que vêm desde a turma da ENFOC de 2009 .”Ivaí Santos, secretário de Formação e Organização Sindical.

Atualmente o Maranhão conta com mais de 200 educadores (as) formados nos Espaços Nacional, Regional e Estadual. Somente em 2012, formaram 68 educadores (as) no 3º Curso Estadual. “Acreditamos que é preciso criar formas e instrumentos para manter vivo o sentimento de luta e de compromisso com a estratégia formativa da ENFOC e com a transformação social da nossa base. Confiamos nesses homens e mulheres que são nossos (as) educadores e educadoras populares, para multiplicarmos o aprendizado e a ação sindical”, Ivaí Santos, secretário de Finanças e Administração da FETAEMA.

Coordenação

O 1º Encontro Estadual de Educadores e Educadoras Populares do MSTTR no Maranhão, conta com a coordenação do secretário de Formação e Organização Sindical da Fetaema, Ivaí Silva, com a contribuição do educador popular, Antenor Lima, da coordenadora Pedagógica da ENFOC, Raimunda Oliveira, do educador da ENFOC/FETAG RS, Leomar Matias, entre outros  educadores (as).

Vale lembrar!

O 7º Congresso dos Trabalhadores (as) Rurais do Estado do Maranhão aponta que a Formação Sindical “ocupa na vida sindical um lugar estratégico, imprescindível no processo de construção e fortalecimento da luta dos trabalhadores (as) rurais”. Afirma ainda que “a proposta de formação político ideológica da ENFOC, prima pela formação de militantes e multiplicadores, direcionando que os processos formativos possam acontecer em diversos espaços da estrutura do MSTTR, mas, sobretudo, possa chegar até a base sindical. 

Por Barack Fernandes

www.fetaema.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário