sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Beethoven e os movimentos das comunidades quilombolas

“Essa peça de piano de Beethoven deprime qualquer um”. As paisagens do lado de fora do carro se sucediam rapidamente ou lentamente de acordo com as notas das musicas que ouviam. Eles retornavam da cidade de Viana, cidade dos lagos, e escutavam Mozart, compositor austrieco, por certo trecho da estrada esburacada . Sentiam-se em plena Viena do final do seculo XVIII, em que os ventos revolucionarios sopravam por toda Europa. A cidade de Viana não se compara a Viena, capital do império austro hungaro. Um deles, entretanto, sonhava em ser um artistocrata dançando nos salões da aristocracia. O outro, por seu lado, espantava-se com a capacidade de Mozart transitar pelo sagrado e pelo mundano. Uma das peças que eles ouviram levitava de tão leves os sons que os músicos extraiam de seus instrumentos de corda. Sem injustiça nenhuma, as peças de Mozart recaem sobre os sentidos como um dia de verão. Elas, no fundo, exaltam o prazer e a frivolidade. Quem não quer sair um dia para passear e ficar sentadona areia da praia com um sol sem nuvens? Os moradores do quilombo Graça, município de Matinha Baixada maranhense, deslocam-se para São Luis, capital do Maranhão, só por uma causa extrema. Eles são agricultores familiares e criadores de pequenos animais. O Iterma titulou 360 hectares em nome da associação da Graça na década de 90. Foi uma forma de por fim as investidas dos fazendeiros da região que cobiçavam a terra. Só o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Matinha prestou auxilio aos quilombolas nessa querela. Nessa época, eles seguiam direto para São Luis em grupo para cobrarem do governo do Maranhão a resolução do conflito. A obtenção do titulo resolveu um problema imediato, mas o percurso da comunidade de Graça para sua libertação total depende de outros movimentos coletivos e individuais. Um problema que quase não se nota é o da água. Não se nota porque a comunidade possui um sistema de abastecimento de água e desse jeito a água aparece nas torneiras das casas. Escavou-se um poço artesiano e a água deu com 80 metros. É profundo. Existiam mais de cinco nascentes no território quilombola e dessas sobreviveram duas. As outras nascentes secaram porque os agricultores roçaram e queimaram os matos que as protegem. A peça de Piano Sonata numero 8 em C Menor de Beethoven fez pensar nesses movimentos que as comunidades tradicionais e quilombolas executam em tempos de recesso social, pelo qual estas comunidades passaram e passam.

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