quinta-feira, 17 de maio de 2012

Programa valoriza agricultura familiar e fortalece economias locais

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma conquista dos movimentos sociais concretizada como política pública, inclui mais de 204 mil agricultores familiares no país.


NOTA COM AUDIOS



  www.brasil.agenciapulsar.org  
  (foto:incaper)


No PAA, os camponeses vendem sua produção por um preço justo, de acordo com o valor do alimento cotado no mercado na região. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento do Governo Federal (Conab), aproximadamente 1 milhão de pessoas devem receber produtos do programa em 2012.

A agricultora Maria de Fátima, moradora do município de Otacílio Costa, em Santa Catarina, participa do PAA por meio de uma associação de agricultores. Ela explica que a comercialização se dá por meio destas organizações, que primam pela qualidade e regularidade da produção de alimentos.

A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, explica que o PAA possibilita que novos produtores consigam comercializar seus produtos, o que fortalece a economia local. Outro avanço apontado é o estímulo à transição agroecológica, a fim de produzir alimentos sem agrotóxicos.

Saiba mais nesta reportagem. (pulsar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário