quarta-feira, 2 de maio de 2012

MA: Assembleia Legislativa concede título de cidadão maranhense a prefeito que consta na ‘lista suja’ do trabalho escravo

Notícias
divulgação/internet
 Autor: divulgação/internet


Prefeito de Códo, Zito Rolim voltou a aparecer na lista suja do trabalho escravo, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Os deputados estaduais do Maranhão aprovaram Projeto de Resolução Legislativa nº 002/2012, de autoria da deputada Graça Paz (PDT), que concede título de cidadão maranhense ao prefeito de Codó Zito Rolim (PV). Apesar de manifestação contraria de uma minoria, ou seja apenas quatro deputados.

A honraria é designada a toda pessoa física imbuída de elevado espírito público, com relevantes serviços prestados ao Estado. Talvez pela sua inclusão do seu nome na lista suja, seja um dos méritos deste gestor. A "lista suja" do trabalho escravo, como ficou conhecido o cadastro de exploradores de mão de obra em condições desumanas. José Rolim Filho, o “Zito Rolim” é dono das fazendas São Raimundo e São José, localizadas nos povoados Quatorze e São Raimundo, na zona rural de Peritoró, o gestor tem seu nome incluído na relação desde julho do ano passado. Acesse o link da lista: http://www.reporterbrasil.com.br/listasuja/resultado.php

Trabalho escravo e inclusão na lista

Em dezembro de 2010 a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA) encontrou 24 pessoas – incluindo um jovem de 17 anos – em condições análogas à escravidão na Fazenda São Raimundo/São José, pertencente ao prefeito de Codó (MA), José Rolim Filho, conhecido como Zito Rolim (PV).

Os libertados na Fazenda São Raimundo/São José foram arregimentados pelo “gato” Antônio Mauro. Duas mulheres responsáveis pelo preparo das refeições estavam entre as vítimas. Uma delas estava acompanhada de duas filhas com idades entre 5 e 6 anos e do filho de 13 anos. O adolescente ajudava sua mãe nas tarefas diárias e tinha a função de levar a alimentação até a frente de trabalho, que ficava a 3 km de distância dos barracos utilizados como alojamento. Os empregados eram responsáveis pelo “roço de juquira” – limpeza da área para formação de pasto para pecuária extensiva.

Por: Fórum Carajás
www.forumcarajas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário