quarta-feira, 23 de maio de 2012

PROGRAMA BRASIL SEM MISÉRIA SERÁ IMPLANTADO EM TUTÓIA



Empresa contratada pelo MDA –Ministério do Desenvolvimento Agrário - realiza palestra para implantar o Programa Brasil sem miséria em Tutóia . O encontro realizado neste sábado [14] consiste na apresentação do projeto e contou com a presença de algumas entidades do município como STTR –Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais, SINTRAF – Sindicato da Agricultura Familiar, entre outras, além da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e lideranças locais.

Loroana Santana 
O encontro foi coordenado por Loroana Santana, agrônoma da empresa CEDET – Centro de Desenvolvimento Tecnológico- responsável por implantar o programa federal Brasil Sem Miséria em Tutóia contemplando 160 famílias e mais seis municípios no Maranhão [São Bernardo, Santana do Maranhão e Araioses com 80 famílias; Anapurus, 160 famílias; Brejo e Buriti com 240 famílias, totalizando em 1.040 famílias.
A meta do projeto é levar ajuda direta ao trabalhador rural com auxilio técnico especializado, fomento de R$ 2.400,00 e oferta de sementes. Além disso, serão realizados diagnósticos da Unidade de Produção, encontros presenciais, elaboração e acompanhamento individualizado do Projeto de Estruturação Produtiva Social Familiar.
Com esse projeto o governo federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pela agricultura familiar.
Segundo a coordenadora Loroana, o fomento cairá nas contas do bolsa família dos beneficiados em 3 parcelas num período de 14 meses que deverá ser o mesmo de implantação e acompanhamento por dois técnicos da empresa. E que a produção [da agricultura ou da pecuária] deve ser absorvida pela população urbana do município, para isso a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas e Secretaria Municipal de Agricultura foram convidadas para serem parceiros no projeto.
O dinheiro do fomento será investido em sementes ou matrizes [no caso de criação de galinhas, por exemplo] e a terra é a que o produtor já utiliza.
Mais de 20 povoados devem ser contemplados em Tutóia. Mas, segundo Floriano, presidente do STTR, o número poderia ser maior levando em consideração, que de acorde com ele, 70% da população de tutoiense reside e trabalha na zona rural do município e grande parte vive abaixo da linha da pobreza. Pois, “o governo atual, desenvolveu muito pouco a agricultura de Tutóia” ressaltado no discurso do Secretário Municipal de Agricultura Nicolau Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário