sexta-feira, 25 de maio de 2012

Incra participa de Reunião da SBPC


Com o tema "Sociedade e Agricultura Familiar" foi encerrada ontem (24), a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no auditório da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no Campus da cidade de Chapadinha-MA.

Nas atividades de encerramento da Reunião foi realizada uma mesa- redonda com o tema "Os impactos do agronegócio na região do Baixo Parnaíba", que teve como palestrantes o superintendente regional do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues, o técnico da Embrapa Meio-Norte, Milton José Cardoso e o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alberício de Andrade.

Na sua palestra o professor Alberício de Andrade, destacou a problemática na região com o avanço da soja, do eucalipto e da utilização de produtos transgênicos. "Não importa só produzir, mas ter o conceito de saúde dentro do que se produz, além da preocupação de agregar inclusão e justiça social", afirmou Andrade.

O superintendente do Incra-MA, José Inácio Rodrigues, falou sobre as ações do Incra na região do Baixo Parnaíba, entre elas, o trabalho de desapropriação de imóveis rurais e vistorias para criação de novos assentamentos. "Somando todas essas áreas vamos ter cerca de 45 mil hectares a mais no Baixo Parnaíba nos próximos dois anos para serem utilizados pelos trabalhadores rurais, para produção de alimentos e garantia da sustentabilidade de suas famílias", frisou o superintendente.

Rodrigues discorreu ainda sobre a importância da reforma agrária para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar na região e também do trabalho de regularização de territórios quilombolas que está em execução pelo Incra nas comunidades Saco das Almas, Alto Bonito e Depósito, em Brejo-MA; Santa Cruz, em Buriti-MA e Barro Vermelho, em Chapadinha-MA.

Assistência Técnica
O técnico da Embrapa desenvolveu o tema "Culturas produtoras de grãos no Baixo Parnaíba – o caso do milho". Salientou a importância da assistência técnica para os agricultores familiares e a carência dos agricultores familiares da região desses serviços. "Fiquei feliz de ver os assentamentos do Incra com serviços de assistência técnica", afirmou.

Segundo o superintendente do Incra-MA, o órgão está com uma meta de ampliar o atendimento de assistência técnica aos agricultores assentados, passando de 12 mil para 30 mil famílias atendidas pelos serviços no Maranhão. "Somente no Baixo Parnaíba vamos aumentar de 1.097 para 2.862 famílias com assistência técnica oferecida pelo Incra", garantiu o superintendente.
A Reunião Regional teve início na terça-feira (22) e foi mais um evento em preparação à Reunião Anual da SBPC, que acontece em Julho próximo, na UFMA em São Luís-MA. Na programação constaram atividades científicas, culturais, minicursos, exposições, sessões de filmes e visitas técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário