sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Relatório de atividades Programa Territorios Livres do Baixo Parnaiba

1- Produção de mudas de espécies nativas nos povoados de São Raimundo, em Urbano Santos; Coceira, em  Santa Quiteria, e Carrancas,  em Buriti.


2-Projetos de manejo de bacuri em São Raimundo e Bom Principio, Mangabeirinha, e  Juçaral em Urbano Santos; Coceira,  Baixão da Coceira, Pau Serrado, em  Santa Quitéria, e Carrancas, em Buriti.

3-Acompanhamento dos processos de licenciamento ambiental da Suzano, Papel e Celulose e outros projetos de larga escala na região.


4-      Acompanhamento de ações da reforma agrária em São Raimundo, Bom  Principio e Bracinho, em Urbano Santos; Polo Coceira e Vertentes, em Santa Quiteria;  Pequizeiro, em Belágua;  Santa Helena, Milagres,  Guarimã e Mangueira, em Chapadinha.

5-       Assessoramento a pequenos e médios proprietários na luta pela manutenção de suas terras em Guariba gorda, Urbano Santos, e Carrancas, Buriti de Inácia Vaz.


6-      Elaboração de conteúdo do programa Territórios Livres no Baixo Parnaíba Maranhense para os sites das organizações parceiras, programas de rádio, panfletos, livro, mídia em geral, blog, site institucional.

7-      Elaboração de projeto para Galpões de Galinha caipira em Surrão, São Raimundo, Mangabeirinha, Juçaral, Bom Principio e Bracinho, em Urbano Santos;  Pau Serrado, Coceira, Baixão da Coceira, Lagoa das Caraíbas, São José, Cana Brava e Vertentes, em  Santa Quiteria; Belem e Carrancas,  em Buriti e Anajás dos Garces, Bartolomeu e Onça, em Barreirinhas.

8-      Criação do comitê de bacia do Rio Munim e discussão preliminar para articulação da sociedade civil pela criação do comitê do rio Preguiças.



9-      Elaboração, divulgação e publicação de matérias e denúncias de violações da Suzano, Papel e Celulose e outras empresas no Baixo Parnaíba; Produção de artigos sobre o Baixo Parnaíba.

10-   Participação em reuniões do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CONERH para discussão sobre comitês de bacia do Rio Munim e Preguiças nas reuniões do GT que trata dos comitês e participação na construção do Plano Nacional de Recursos Hídricos que tratou da Bacia Nordeste e suas prioridades; Participação na criação do comitê de bacia do Rio Munim; Participação em seminários (Santa Quiteria e São Bernardo); Participação no Encontro de Comunidades do Baixo Parnaíba em Barreirinhas.

11-   Denúncia sobre violações cometidas pela empresa Suzano, Papel e Celulose às Comunidades Rurais no Baixo Parnaíba junto ao Fórum da Amazônia Sustentável – FAS, Rede contra o Deserto Verde e a Rede Mata Atlântica. Acompanhamento de conflitos socioambientais em São Raimundo,  Bom Principio e Bracinho, Urbano Santos;  Polo Coceira, Pau Serrado e Vertentes, Santa Quitéria, Formiga, Anapurus; Carrancas, Buriti,; Enxu, São Bernardo, Polo Anajás, Passagem do Gado e Mamede II, Barreirinhas; Pequizeiro, Belágua e Mangueira, Chapadinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário