sexta-feira, 15 de maio de 2015

Buriti gera renda e melhora a vida de produtores do Cerrado Maranhense

Mulheres de Barreirinhas criaram uma cooperativa para vender artesanato

Da polpa à fibra das folhas, os buritis geram renda para milhares de famílias que vivem no Cerrado Maranhense (Foto: Globo)Da polpa à fibra das folhas, os buritis geram renda para milhares de famílias que vivem no Cerrado Maranhense (Foto: Globo)
De setembro a março, os buritizais que se espalham pelas margens dos rios do cerrado do Maranhão, produzem toneladas de buriti. O fruto, que tem uma casca bem chamativa que vai do amarelo ao vermelho, e um sabor levemente azedo, traz renda para milhares de famílas do estado e transforma a vida de mulheres na cidade de Barreirinhas.
A produção do buriti é farta. A cada temporada, as palmeiras chegam a gerar de cinco a sete cachos, com uma média de 500 buritis. Praticamente toda polpa extraída dos frutos é utilizada nas fábricas de doce, que os vendem de forma artesanal. Cento e cinquenta mil famílias extrativistas tiram seu sustento dessa atividade e até pessoas que trabalham em outros ramos, se dedicam a colher o fruto (saiba mais no vídeo).
A fibra da folha do buriti também tem um importante valor econômico. Com paciência e habilidade, milhares de moradores de Barreirinhas extraem e utilizam as fibras, para criarem diversos objetos artesanais, que vão de toalha de mesa a bolsas. Esses artigos são expostos e vendidos em São Luís, onde turistas do mundo inteiro conhecem o trabalho desenvolvido no interior.
O projeto deu tão certo, que as mulheres de Barreirinhas criaram uma cooperativa, que facilita a venda do artesanato. Elas comemoram a independência financeira que a medida trouxe. Agora, não dependem mais dos maridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário