quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Jagunços ameaçam 55 famílias em Codó

Imprimir
PDF
 
 
Na manhã desta quinta feira (08), trabalhadores (as) rurais, do povoado Puraqué – Codó-MA, relataram em reunião com a secretária Geral da Fetaema, Ângela Maria, o presidente do STTR de Codó, Antônio Barros Guimarães, o secretário de Política Agrária de Codó, Antônio Marcos Moreira , os assessores de Jurídico da Fetaema, Antônio Pedrosa e Comunicação, Barack Fernandes, várias ameaças que cerca de 55 famílias do povoado Puraqué, estão sofrendo nos últimos dias.
 
Segundo informações repassadas pelos trabalhadores (as) rurais, o ex prefeito de Codó, Biné Figueiredo, mantém em caráter permanente, uma tropa de jagunços armados com escopetas, para intimidar os moradores a deixarem suas propriedades, onde vivem há mais de cem anos.
 
Uma das pessoas presentes na reunião denunciou que já faz três anos que eles estão sem botar roça, pois, quando plantam, estes mesmos capangas a mando de Biné Figueiredo, jogam veneno nas plantas que ainda estão germinado. Nem mesmo os babaçuais, escapam das atrocidades do bando. Recentemente, vários pés de babaçu, foram arrancados nas proximidades das propriedades. “A Fetaema, legítima representante dos trabalhadores(as) rurais no Maranhão, espera que o INCRA, conceda em caráter de urgência, a desapropriação destas terras em conflito no Puraqué, para que as 55 famílias do povoado, possam continuar vivendo com dignidade e paz, nas suas propriedades”, destacou ao final da reunião, Ângela Maria, secretária geral da Fetaema.
 
Um pouco do povoado Puraqué!
O povoado do Puraqué fica há 12 km da BR135, próximo a Fazenda Abelha. As 55 famílias que residem no local vivem de roças de milho, feijão, arroz, legumes, hortaliças e da criação de animais. No povoado também, acontece todos os anos, o Festejo de Santo Antônio, uma das grandes festas religiosas de Codówww.viasdefato.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário