quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SEMAR discute formas de contenção das cheias na bacia do Parnaíba

A Agência Nacional de Águas (ANA), através do Programa de Desenvolvimento do Setor Água – INTERÁGUAS - está disposta a financiar, com recursos provenientes do Banco Mundial, um plano que visa conter as cheias na Bacia do Parnaíba. A confirmação foi feita hoje (05), durante reunião realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR que teve como objetivo, discutir propostas de implantação do Plano de Contenção de Cheias do Parnaíba. “A bacia é considerada umas das prioritárias para monitoramento e controle de cheias no Brasil, abrangendo estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Esta é uma ação preventiva para evitar que futuramente possa acontecer problemas com cheias”, ressalta o secretário Dalton Macambira.  Ação preventiva

A discussão proposta pela SEMAR está sendo realizada, já visando o período chuvoso que deverá ocorrer no final de dezembro para janeiro de 2012.   “Teresina, Floriano, Barras e tantos outros municípios já sofreram com cheias, como foi o caso da Barragem de Algodões. Precisamos agir antecipadamente para evitar que famílias inteiras possam sofrer com as cheias, acrescenta Macambira.
O Superintendente de Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, fez uma breve apresentação sobre eventos de cheia ocorridos em Cataguases (MG) e Paraíba do Sul (RJ), para mostrar como exemplo e nortear as futuras atividades a serem desenvolvidas no Piauí.
 “A agência nacional está estruturando e organizando este plano no sentindo de avisar a população da possibilidade de ocorrência de algum evento de cheias no próximo período de chuvas aqui na região e paralelamente estamos discutindo as bases para um, plano de longo prazo que envolve ações de ordem estrutural, como a construção de barragens e outras obras que possam minimizar este problema”, disse Gondim.

Representantes da Chesf, CPRM e ONS mostraram a base de informações de que dispões sobre os recursos hídricos e de que forma um sistema de alerta poderá ser utilizado em caso de uma catástrofe. A Sala de Prevenção de Eventos Críticos da SEMAR e a Sala de Alerta da CPRM poderá vir a atuar em conjunto, compartilhando informações necessárias para o acompanhamento e controle da situação da Bacia do Rio Parnaíba.

Ficou definido que a próxima reunião vai acontecer no dia 17 de outubro para tratar da base cartográfica da Bacia do Parnaíba e no dia 24 de outubro, acontecerá um encontro para discutir a previsão de cheia na Bacia do Parnaíba.

A reunião contou com a presença de representantes da AGESPISA, SDR, IDEPI, CHESF, CPRM, ONS, DNOSC e CODEVASF, órgão parceiros neste programa.

Enviado por: Dalton Macambira

Nenhum comentário:

Postar um comentário