quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dia do Cerrado - Vamos refletir?

O Cerra já tem 57% de sua área destruída no país-
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foto: Edu Carvalho


No último domingo (11) comemorou-se o dia de um dos mais importantes biomas brasileiros e que está bem próximo de sumir do mapa
O Dia Nacional do Cerrado foi comemorado no domingo (dia 11). Para muito, trata-se de uma data sem importância, no entanto é um dia de grande valia para lembrar os brasileiros e os governantes que estamos perdendo um importantíssimo bioma do nosso país.
Originalmente o Cerrado compreendia dez estados brasileiros, com mais de dois milhões de quilômetros quadrados. Contudo, um estudo da organização privada, sem fins lucrativos, Conservação Internacional, mostra que após tantos anos de ação do homem e descaso do poder público, 57% do Cerrado já foi completamente destruído e metade da área que ainda resta está seriamente comprometida pela grande fragmentação.
Desta forma, na prática, apenas algo em torno de 20% de sua área original ainda pode servir para fins de conservação, sendo que apenas 3% está de fato sob proteção legal.
Números tão drásticos aparecem sempre de mãos dadas com o descaso quando o assunto é proteção do meio ambiente. À frente da destruição estão a extração ilegal de madeira, o plantio de árvores exóticas para produção de carvão e celulose, o avanço desenfreado da agropecuária (com áreas de baixíssima produtividade, que servem apenas para demarcar propriedades privadas), a permissão para desmatar 80% das propriedades rurais e, mais recentemente, a exploração irresponsável dos inúmeros rios em regiões de Cerrado para a instalação de hidrelétricas.


Eduardo Bernardino | Do Caravana

Nenhum comentário:

Postar um comentário