terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Governo faz visita técnica para mediação de conflito no município de Nova Iorque/MA

O Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema); e das Polícias Civil e Militar; esteve, na última quinta-feira (17), no município de Nova Iorque, para analisar conflito envolvendo pescadores e um empreendimento na região do Rio Parnaíba, e estabelecer estratégias de mediação.
A visita ao município foi organizada após a prefeita de Nova Iorque, Mayra Guimarães, ter comparecido à Sedihpop, junto a uma liderança da associação de pescadores, relatando violações de direitos humanos e ações de um empreendimento com a finalidade de impedir a pesca tradicional, que é uma das maiores fontes de renda da cidade. Nesse sentido, foi definida uma equipe do Governo do Estado para realização de visita técnica.
Entenda o conflito
Durante denúncia, foi relatado que os seguranças do empreendimento Fazenda Borba abordavam moradores e chegaram a atirar em um pescador. Tal fato gerava medo na população local, além da ameaça que impedia a pesca. O empreendimento fica localizado na área do Estado do Piauí, uma vez que Nova Iorque/MA faz divisa com município piauiense de Guadalupe. O conflito está localizado na área da barragem Boa Esperança, no rio Parnaíba.
O secretário adjunto de Direitos Humanos, Jonata Galvão, destaca que é insustentável a situação que prejudica os pescadores locais. “O Governo do Estado não vai permitir que as ameaças constatadas no município de Nova Iorque continuem ocorrendo. No âmbito da Sedihpop, estão sendo articuladas providências para proteção das pessoas ameaçadas de morte e para monitoramento constante da região”, afirmou.
Visita
A equipe estava percorrendo um trecho do rio Parnaíba, com o objetivo de levantar informações e dialogar com pescadores, quando encontrou uma lancha com quatro homens armados no local do conflito. De imediato, a polícia que havia sido mobilizada para acompanhar e garantir a segurança, deu voz de prisão e solicitou que os jagunços fossem para a margem. Os quatro homens detidos eestavam sem identificação/documentos e portando 4 armas de fogo, com grande quantidade de munição.


Após a prisão, a equipe constatou indícios de irregularidades na Fazenda Borba, que cercou grande extensão do Rio Parnaíba para exercício de atividade de psicultura. Em seguida, a equipe se deslocou para dialogar com os pescadores que foram vítimas, no intuito de detalhar as ameaças sofridas e entender a situação de vulnerabilidade dessa população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário