quinta-feira, 8 de junho de 2017

O que é e o que não é

Os moradores de São Raimundo, povoado de Urbano Santos, equilibram-se entre o Baixo e a Chapada. O rio Preguiças, por conta das ultimas chuvas, desconjuntou ainda mais esse equilibrio. A ponte (se é que dá pra chamar aquela estrutura de ponte), que liga o povoado de Bom Jesus ao povoado de Bom Principio, não suportou tanta água e precisará de reparos honestos assim que o nivel do rio abaixar. 
A região a que pertencem os povoados de São Raimundo, Bom Principio e Bom Jesus é conhecida como a Bacia do rio preguiças. Uma boa questão : o que é se sentir bacia do rio Preguiças? O prefeito de Belágua, em reunião do Comitê da Baia do rio Munim na cidade de Urbano Santos, discorreu sobre seu orgulho de ser da baia do rio Munim e que não entendia o porque de Belágua e Urbano Satos serem juntados aos municipios da bacia do rio Parnaiba.
A pessoa interge com o rio de diversas formas e, com certeza, ela se recordará dessas interações em algum momento: a pesca, o transporte de barco, o banho, carregar água, a vegetação e etc. Pelo rio Munim, transportavam-se inumeras mercadorias que abasteciam os comércios dos povoados que margeavam o rio. O fato de não haver mais transporte dessas mercadorias selou ou significou a morte do rio w O rio Munim se mantem nitido e vivo em vários pontos apesar do empobrecimento dos povoados e do envelhecimento das pessoas.  
O que é ser da bacia do rio Munim? Seria bom perguntar as quilombolas de Barro Verelho, povoado de Chapadinha, que saem cedo de casa com uma bacia de roupas em cima da cabeça para as lavarem à beira do rio. Ou então, caso não queria, pergunte a familia Leite , proprietária do Barro Vermelho, que retirou areia do leito do rio por anos seguidos até que em decisão recente a justiça federal embargou a mineração em razão dos proprietarios não possurem permissão do DNPM (Departamento Nacional de Pesquisas Minerais).
No seu di a dia, as pessoas tendem a evitar essas perguntas filosoficas. A mulher quilombola se conforma em carregar bacias e mais bacias de roupa porque se não for ela quem será? A familia Leite arranca areia e brita do leito do rio porque existe uma demanda constante para esses materiais por parte da construção civil  O tempo das pessoas não é para pensar sobre os seus atos e as prováveis consequencias deles para si e para o seu ambiente.
O que é ser bacia do rio Preguiças ? O Domingos, educador e agricultor de São Raimundo, percorreu com outros membros da associação vários quilometros, ao longo do rio Preguiças, da Barra da Campineira, em Anapurus, até São Raimundo, durante o verão de 2015. A Suzano Papel e Celulose desmatou a nascente na Barra e plantou seus eucaliptos. A nascente virou secante ou morrente porque o solo expulsava a água em vez de rete-la e com isso as pessoas passavam por necessidades hidricas avassaladoras.
Ao mesmo tempo que a água escorre longe em grande quantidade, ela circula perto das pessoas em pequenas quantidades. Como cozinhar se água? O José Antonio, nativo da bacia do Munim, almoçou uma galinha caipira em São Raimundo "daquele jeito que só a Francisca sabe fazer;" 
Mayron Régis      

Nenhum comentário:

Postar um comentário