segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Energia Renovavel ?!!!

Seminário de Energias Renováveis

Seminário

Arquivos para download:

Devido a grande quantidade de inscritos e interessados ainda em se inscrever no Seminário de Energias Renováveis, estamos disponibilizando mais 100 vagas.( assentos extras em cadeiras de plástico).
O Brasil vem incentivando o uso de energias renováveis em conformidade com uma realidade mundial de sustentabilidade. O Maranhão, por sua posição geográfica, constitui-se como um dos estados mais promissores, apresentando grande potencial de geração de energia a partir de fontes solar, eólica, biomassa e maremotriz. O Governo do Estado do Maranhão, investindo em um futuro sustentável, vem desenvolvendo políticas governamentais através de estudos, pesquisas, parcerias e convênios com universidades, para elaboração e execução de projetos nesta área, contribuindo, dessa forma, para minimizar o impacto sobre o meio ambiente.
Nesse intuito, o “Seminário de Energias Renováveis” apresentará aos participantes casos de sucesso e palestras sobre temas relativos ao potencial do Maranhão no setor de energias renováveis e ao uso racional e eficaz de energia com aplicação de novas tecnologias, visando estimular o conhecimento científico e tecnológico sobre os assuntos abordados neste âmbito.

PALESTRANTES


Osvaldo R. Saavedra
Professor titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Engenheiro Eletricista (Universidade Católica do Norte – Chile). Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica UNICAMP). Pesquisador CNPq nível 1. Foi Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão
Emanuel Rholden
Gerente de Vendas responsável pela unidade de negócios solares da Schneider Electric no Brasil. Engenheiro Elétrico pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Chefe de projetos solares fotovoltaicos – Voltalia (França). Consultor em projetos solares e eólicos – Piman Consultants (França).
Rodrigo Sauaia
Cofundador e Presidente Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar). Bacharel e Licenciado em Química (USP-SP). Mestre em Energias Renováveis (Inglaterra/ETH Zürich, Suíça). Doutor em Engenharia de Materiais com foco em energia solar fotovoltaica (PUC-RS/Fraunhofer ISE, Alemanha).
João Victor Caracas
Engenheiro Eletricista (UFMA). Mestre em Automação e Controle (UFMA). Doutorando em Aplicações de Eletrônica de Potência (UFMA). Coordenou projetos pioneiros de
sistemas fotovoltaicos no Maranhão e em outros estados, além de participar de muitos projetos de desenvolvimento de hardware aplicados ao setor.
Felipe Simões
Cofundador e Diretor Técnico da ENOVA. Responsável pela coordenação de projetos de micro e mini-usinas fotovoltaicas. Engenheiro Eletrônico (UFPE). Intercâmbio pela The Bremen University of Applied Sciences (Alemanha). Mestre em Automação e Controle (UFMA).
Sandro Yamamoto
Diretor Técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). Tecnólogo em Eletricidade (Mackenzie), Engenheiro Eletricista (Faculdade de Engenharia de São
Paulo), Especialista em Automação Industrial (Faculdade de Tecnologia SENAI). Mestre em Energia (Universidade Federal do ABC).
Heverton Dias
Gerente Executivo deRecuperação e Utilidades da fábrica de Imperatriz da Suzano Papel e Celulose. Engenheiro de Automação e Controle (Universidade Paulista). MBA em Gestão de Negócios (Fundação Instituto de Administração). Está na empresa desde 2007. Anteriormente atuou em outras companhias do setor de papel e celulose.
Cláudio Martins
Diretor Comercial da ENOVA. Membro fundador da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). Engenheiro Eletricista (UFMA). Mestre em Sistemas de Potência pela
Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutorando em Sistemas de Potência (UFMA). MBA em Gestão de Projetos (Excellence).


PROGRAMAÇÃO


22 de novembro de 2016
8h às 9h – Credenciamento e Entrega de Material
9h às 9h30 – Sessão de abertura
9h30 às 10h00 – “Potencialidades Energéticas do Maranhão”
– Prof. Dr. Osvaldo R. Saavedra – UFMA/IEE
10h15 às 10h30 – Intervalo para o café 10h30 às 11h00 – “Eficiência Energética” Eng.º Emanuel Rholden – Schneider Electric
11h15 às 11h45 – “Energia Solar Fotovoltaica no Brasil e no Maranhão”
– Eng.º Dr. Rodrigo Lopes Sauaia – Presidente Executivo da ABSOLAR
12h00 às 14h00 – Intervalo para o almoço
14h00 às 14h30 – Caso de Sucesso: “Uso da Energia Solar no Maranhão”
– Eng.º Me. João Victor Caracas e Eng.º Me. Felipe Simões – ENOVA (Ilha dos Lençóis/Comércio)
14h45 às 15h15 – “Potencial de Energia Eólica no Maranhão”
– Eng.º Me. Sandro Yamamoto – Diretor Técnico da ABEEólica
15h30 às 16h00 – Caso de Sucesso: “Uso da Biomassa para Geração de Energia”
– Eng.º Heverton Dias – Suzano
16h15 às 16h30 – Intervalo para o café
16h30 às 17h00 – “Geração Distribuída no Brasil e no Maranhão”
– Eng.º Me. Cláudio Martins – ABGD
17h15 – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário