quarta-feira, 19 de março de 2014

Projeto de extensão de Agronomia testa variedade de milho


Foto Projeto de extensão de Agronomia testa variedade de milho
Para buscar alternativas de produção melhor remunerada e inovadora para a agricultura familiar do Estado, foi formado o Projeto de Extensão 'Seleção de genótipos de milho pipoca para o Maranhão', pelo curso de Agronomia do Campus Chapadinha da Universidade Federal do Maranhão. O projeto analisa se o milho de pipoca se apresenta como uma boa alternativa para agricultura maranhense incluindo a utilização sementes variadas, como o milho doce, o mercado local.
A pesquisa é uma parceria entre a UFMA e o Campus Boi Tacassa da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), que já trabalha há mais de dez anos com o melhoramento do milho pipoca. Estão sendo analisados dez tipos de sementes e seus respectivos aspectos como textura, maciez, tamanho e outros, visando a preferência do consumidor. Porém, o milho escolhido para a produção será o que melhor se adequar aos elementos básicos de produção do estado.
Para a professora, o desafio é encontrar a espécie mais adequada para o solo e clima maranhense. No Maranhão, estão em realização dois experimentos, um em São Luís e outro em Chapadinha. Ambos possuem sistemas distintos, sendo que um é orgânico com produtos naturais, como esterco de galinha, e outro, convencional, usando defensivos agrícolas como adubos e corretivos.
O aluno do sexto período de Agronomia e integrante do grupo, Igo Rocha, optou por produzir sua monografia com base no projeto de extensão. Ele começou a trabalhar com coordenadora do projeto e professora do departamento de Agronomia da UFMA, Maria Moura, durante segundo período, por meio de um convite feito pela professora. Ele afirmou estar muito satisfeito com os resultados no que se refere a aprendizados e ao contato com a atividade profissional pela qual optou.
As atividades que Igo desempenha está em torno do melhoramento vegetal com o acompanhamento dos experimentos, produção de oficinas e envolvimento com monitorias. Ele destaca que entrar no grupo facilitou a participação em eventos.
Saiba mais
O Projeto de Extensão 'Seleção de genótipos de milho pipoca para o Maranhão' está vinculado ao grupo de pesquisa e extensão Cio da Terra. A escolha dos bolsistas se efetua pela avaliação do coeficiente de rendimento do aluno, entrevista e a participação na disciplina ‘melhoramento de plantas’.

http://portais.ufma.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário