segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Conheça a riqueza de fauna e flora do cerrado maranhense


Local tem chapadas, cachoeiras e vales deslumbrantes.
Cerrado do Maranhão é uma das regiões mais preservadas do país.


O cerrado maranhense, no sul do Estado, proporciona uma viagem por uma das regiões mais bonitas do país, que encanta os visitantes com uma paisagem ao mesmo tempo inóspita e acolhedora.

Entre chapadas, cachoeiras e vales deslumbrantes, quem  viaja pela região vive uma aventura inesquecível. No local, os repórteres Sidney Pereira e Miguel Nery registraram um instante raro na natureza: o mais colorido dos urubus, que sumiu com a devastação das florestas em muitas regiões brasileiras, lá se reproduz em segurança no alto das chapadas e platôs.

A estação das águas deixou o cerrado maranhense ainda mais cheio de vida. E mais exuberante visto do alto. O voo do paramotor é suave nos céus do cerrado, e cheio de descobertas.

O cerrado maranhense é uma das regiões mais preservadas do país, onde a mata intocada protege nascentes e penhascos. E uma cadeia de montanhas se estende no infinito. "A gente se sente um olho de Deus, olhando tudo lá de baixo. Muito lindo", afirmou Gerson Barros, da Federação de Voo Livre do Maranhão.

O verde denso impressiona e surpreende nas trilhas de quadriclo. Cada uma das trilhas leva a um santuário diferente. Um mais bonito que o outro. Esta é uma das regiões com a maior diversidade de plantas e animais do país, bem no encontro entre a Amazônia brasileira e o cerrado nordestino.

A suavidade das cascatas e cachoeiras ameniza o calor no cerrado. No Vale do Farinha há um dos rios mais preservados da região. A Cachoeira da Prata e a Cachoeira de São Romão se revelam em um incrível contraste entre as rochas.

A natureza selvagem do cerrado, em alguns trechos, combina com delicados tons de azul no encanto das carvernas. Uma falha geológica há milhões de anos abriu uma fenda na rocha, e a agua brota suave da arestas do rochedo. O encanto azul permite mergulhos com até sete metros de profundidade. A água é tão transparente, que a visibilidade chega a 40 metros.

Marinaldo Passos, que é mergulhador profissional, já explorou as cavernas mais profundas e selvagens do Brasil. Mas se encantou com o Lago Azul, em Riachão. "70% a 75% de nosso corpo é água. E o nosso planeta também. Se aqui em cima é bonito, vejam embaixo d'água", sugeriu.
Nas profundezas das cavernas, na suavidade das cascatas ou na imensidão dos vales. As savanas maranhenses seduzem com as cores e os sons de um planeta único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário