sábado, 14 de setembro de 2013

Produtores do sul do Maranhão buscam produzir soja com certificação RTRS

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte “Irineu Alcides Bays” (FAPCEN), com sede em Balsas-MA, está certificando fazendas produtoras de soja no Maranhão e Piauí. A Fazenda Agroserra, em São Raimundo das Mangabeiras, foi a primeira a receber a certificação RTRS (Associação Internacional de Soja Responsável, na sigla em inglês). Fazendas do grupo Risa, que produz em 46 mil hectares no Maranhão e Piauí, e a Fazenda Santa Lusia, também buscam a certificação. A certificação está sendo conduzida pela equipe Técnica da FAPCEN, objeto da parceria estabelecida com as Instituições: IDH, da Holanda, e SOLIDARIDAD, Brasil.
“A busca das propriedades rurais à sustentabilidade faz com que a AgroSerra, venha a valorizar ainda mais sua propriedade, junto aos seus clientes, colaboradores e consumidores internacionais. Frente a esta nova proposta quem ganha é a região sul do Estado do Maranhão, apresentando ao Brasil e ao mundo, uma nova modalidade em se fazer agricultura, com sustentação e sustentabilidade”, informa a FAPCEN.

“A AGROSERRA vem executando, já há muito tempo, o controle biológico, com laboratório de criação de parasitoides de lagartas”, destaca o informe da FAPCEN.

A RTRS é uma associação sem fins lucrativos, fundamentado no cooperativismo global, hoje sustentado por mais de 150 membros. Como resultado do esforço dos seus membros, foi desenvolvido no ano 2010, o “Padrão RTRS de Produção - Versão 1.0” com 98 indicadores baseados em cinco princípios. Os cinco princípios da RTRS são: 
- Cumprimento legal e boas práticas empresarias;

- Condições de trabalho responsáveis;

- Relações comunitárias responsáveis;

- Responsabilidade ambiental;

- Praticas Agrícolas adequadas.

Para maiores informações acesse o link: http://responsiblesoy.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário