segunda-feira, 25 de março de 2013

Quilombolas denunciam: deputado Cesar Pires tenta atrapalhar projeto de educação no campo em Codó.


 

 Somos o Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira - CEQFAAM, sediado no Quilombo Santo Antonio dos Pretos, a 45 Km da Cidade de Codó-MA. Escola do campo de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional, com o curso Técnico em Agropecuária. Utilizamos como método de ensino a Pedagogia da Alternância, ou seja, os estudantes permanecem 15 dias na escola e 15 com a família, estamos atendendo estudantes, de 44 comunidades rurais e 07 municípios maranhenses.
 Por professores e dirigentes da Associação da escola apoiarem a luta dos Quilombolas de Santa Maria dos Moreiras aqui no município, o Deputado Estadual César Henrique Santos Pires (DEM), líder da Governadora Roseana Sarney na Assembleia Legislativa, está utilizando seu poder e a influência política para perseguir a associação da escola tentando contrariar as decisões das famílias dos estudantes na questão administrativa da escola. Para isto está pressionando a Gestora da Unidade Regional de Educação – URE de Codó em relação a funcionários que devem ou não trabalhar na escola. Essa perseguição de César Pires iniciou na escola Centro Quilombola de Formação por Alternãncia Ana Moreira – CEQFAAM a partir dos conflitos com os quilombolas de Santa Maria dos Moreiras, promovido pelo próprio deputado.
     A pedido do Deputado César Pires, o Cartório do 1º Ofício de Codó, contrariando a Constituição Federal, se negou a registrar a Ata de Fundação e o Estatuto da Associação da escola, o caso está sendo encaminhado para o MPE.
     As famílias dos estudantes da estão indignadas e repudiam tal atitude ante-ética do deputado César Pires. Abaixo assinados já foram feitos para a URE/SUPEC/SEDUC. Diante da repressão de Pires, a SEDUC representada pela Professora Suzely da SUPEC, informou ao Comitê Estadual de Educação do Campo, reunido no dia 20 de março de 2013, que a SEDUC não tem escolas quilombolas e nem escolas do campo, tem escolas em áreas quilombolas e em áreas de assentamento e que não concorda a 
existência de uma associação de famílias na escola de Santo Antonio dos Pretos.
CONTRADIÇÃO DA SEDUC
     A própria SEDUC desde 2005, através da SUPEC articulou junto com a ACONERUQ em comunidades quilombolas pregando a Pedagogia da Alternância, na época a Supervisora era a Professora Cacilda Cavalcante, em Jamari dos Pretos, Turiaçu e em Santo Antonio dos Pretos, Codó, foram vários seminários para discutir as escolas quilombolas. A escola teria como método de ensino a Pedagogia da Alternância e seria gestada pela Associação das famílias.
     As famílias dos estudantes do Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira – CEQFAAM, organizadas em associação jamais irão ceder as perseguições do Deputado César Pires que está usando a SEDUC para distorcer os fatos verdadeiros e prejudicar a educação de seus filhos.
AGRAVANTE
     As outras três escolas construídas na mesma época do CEQFAAM, Turiaçu, Itapecuru e Santa Rita, já mais funcionaram, a única que funcionou por força dos movimentos, foi a de Codó, dia 07 de março de 2013 formou sua primeira turma de Técnicos em Agropecuária com 29 estudantes e tem em seu quadro de matrícula para 2013 quase 100 jovens. A SEDUC nunca cumpriu com seu papel de garantir um ensino de qualidade, mas para atender os desejos políticos de César Pires, tentam prejudicar o bom andamento do ensino no CEQFAAM.
              Povoado Monte Cristo, Codó-MA, 22 de março de 2013
 A Diretoria da ACEQFAAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário