domingo, 3 de junho de 2012

Compensação social?

O deputado Antônio Pereira anunciou na Assembleia um projeto de compensação social da Vale em favor de cerca de 100 famílias de Vila Nova dos Martírios, expulsas de terras onde praticavam agricultura de subsistência. O conflito envolve a Suzano Papel e Celulose, um gigante do setor que se instalou no Maranhão e volta e meia se vê envolvida em conflitos no campo. O editorial abaixo registra relatório da Comissão Pastoral da Terra que identifica a ocorrência de 224 conflitos no campo em 2011.
Não temos conhecimento do exato teor do projeto de compensação social, mas entendemos que ressurgimento dos conflitos, da pistolagem e a elevação do trabalho escravo, que colocam o Maranhão na liderança das tragédias no campo, estão solidamente ligados à presença de grandes empreendimentos no Maranhão. Por enquanto, estamos revisando as consequências, sem atacar as causas desses conflitos. E há gente morrendo por conta deles. Foram seis mortos no campo somente este ano.
A dívida social do Maranhão com o homem do campo é, provavelmente, imensurável e, embora se entenda que um projeto de compensação social é um paliativo aceitável, preferimos não retornar ao tempo em que quase todos os dias lavradores eram expulsos de suas terras, em que lideranças rurais habitavam mais a cadeia e o cemitério que suas residências. Residências que, diga-se de passagem, tombavam constantemente sob o peso de tratores, com anuência do poder público, ajuda da polícia e omissão da Justiça. Durante mais de meio século, os lavradores do Maranhão foram vítimas do terror de empresas agropecuárias e grileiros e muitas fortunas foram construídas a partir de falsificações cartoriais. “Terra para quem trabalha nela”. Não podemos continuar afiançando a violência e a especulação.
(JM Cunha Santos)

Um comentário:

  1. Eu tenho pra mim o seguinte..

    Se o morador foi expulso pela Suzano, ou pela Vale é porque não eram donos das terras, se não eram donos, não deveriam estar ali, se estavam deveriam se retirados para que os verdadeiros donos façam o que bem entender(Dentro da legalidade é claro) com sua propriedade.

    Se tem grande agricultor matando gente, deve ser julgado pela Lei e pela Justiça..

    O que acontece na maioria das vezes, é que aproveitadores invadem a terra alheia, depois dizem ser suas, quando são retirados, querem compensação..

    PRA MIM É UM DESPARATE, UMA FALTA DE PROPÓSITO..

    Quer terra..??? Vai comprar..??

    ResponderExcluir