sábado, 4 de fevereiro de 2012

EFEITO COLATERAL DOS GRANDES EMPREENDIMENTOS CAPITALISTAS


Muitos são os efeitos colaterais sociais e/ou ambientais advindos da implantação de grandes empreendimentos capitalistas. Foi na construção da UHE - Estreito, está sendo na construção da fábrica de celulose em Imperatriz, na refinaria Premium em Bacabeira e na construção da termoelétrica em Santo Antônio dos Lopes.

O primeiro sintoma vem bem antes do processo de construção ou de produção em si, identificados também nos projetos acima relacionados, como no caso das aquisições de terras por parte das empresas interessadas na construção desses empreendimentos.

Em santo Antonio dos Lopes a fase de aquisição de terras está no auge do processo. Várias pequenas e grandes propriedades estão sendo compradas até com um valor acima do mercado de um ano atrás para a região, fazendo com que centenas de famílias migrem para a periferia da cidade ou para outras áreas em municípios próximos como Presidente Dutra, Capinzal do Norte, Pedreiras, Peritoró etc. até aí aparentemente tudo normal para os moldes da lógica capitalista, mas, quando alguém, por motivos alheios à questão econômica prefere manter sua área enquanto a maioria foi levada pelo dinheiro a vender suas propriedades?

Pois bem, essa é a situação de vários proprietários de propriedades vizinhas ao terreno que está sendo preparado para o inicio da construção da futura termoelétrica de Santo Antônio dos Lopes aqui no Maranhão. Projetos desse tipo requerem um perímetro vasto para a construção de suas instalações e por questão de segurança.

Daí se tem um grande conflito dentro do próprio capitalismo, como garantir o direito à propriedade privada se o próprio capitalista tem que expropriar um proprietário? Logo, se vê uma contradição ao “direito” à propriedade privada sendo posta em cheque pelo próprio sistema que tem como base esse direito.

O fato é que, o capital e a burguesia é quem dão as cartas, compram terras, pessoas, governos e dita quais as regras que devem ser seguidas. Por tudo isso é que nosso Estado consegue ainda ser governado por uma das mais velhas oligarquias do Brasil, que é parte da classe burguesa brasileira.
Wilson leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário