terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Conquistas para assalariados (as) rurais do setor de grãos



Por Barack Fernandes-FETAEMA

A Federação dos Trabalhadores (as) na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), representada por seu vice presidente que responde pela pasta de Assalariados(as) Rurais, Chico Miguel e a assessora jurídica da Federação, Léia Murbaqui, juntamente com representantes de seus Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Balsas, Riação Carolina, São Raimundo das Mangabeiras, Fortaleza dos Nogueiras,  Sambaíba,  São Pedro dos Crentes, Nova Colinas,  São Domingos do Azeitão,  Tasso Fragoso,   Alto Parnaíba, Pastos Bons, Benedito Leite,  Formosa da Serra Negra,  Loreto, São Félix de Balsas, Feira Nova,  Afonso Cunha, Água  Doce, Anapurus, Araióses, Belágua,  Brejo, Chapadinha, Coelho Neto, Duque Bacelar, Magalhães de Almeida, Mata Roma,  Milagres, Paulino Neves,  Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e  Urbano Santos, fechou vários acordos com a Federação da Agricultura do Estado do Maranhão ( Faema), referentes ao   Setor Graneleiro da Região do Cerrado do Sul do Maranhão e   Baixo Parnaíba, na ultima Convenção Coletiva de Trabalho, que aconteceu no dia 15, no Centro de Estudo Sindical Rural – CESIR (São Luis).  


Conquistas !

PISO SALARIAL – Assegurado a todos os trabalhadores que exercem atividades agrícolas e pecuárias nas regiões abrangidas pela presente Convenção Coletiva de Trabalho, a partir de 1º de fevereiro de 2012, um reajuste mínimo para toda categoria de 3,5% (três vírgula cinco por cento) sobre os salários praticados em fevereiro de 2012.

PAGAMENTOPagamento será efetuado em espécie, cheque ou depósito em conta corrente do trabalhador, devendo ser efetivado até o quinto dia útil do mês subseqüente ao trabalhado, devendo ser discriminado no comprovante, a qualificação, as vantagens e os descontos (no caso do INSS e taxa assistencial) na forma da lei.

JORNADA DE TRABALHO – Nos termos do art. 7º, inciso XIII, da Constituição Federal, fica pactuada a jornada de trabalho em 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) horas semanais, podendo ainda ser realizadas 2 (duas) horas diárias suplementares as quais deverão ser pagas com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da hora normal e 100% (cem por cento) sobre o valor da hora normal para os domingos e feriados.

13º SALÁRIO – O 13º salário será calculado e pago na forma da lei, sendo assegurado o pagamento da 1º parcela de 50% até o dia 30 de agosto e o saldo até 20 de dezembro.

REGISTRO DA CTPS NO ATO DA CONTRATAÇÃO – Todos os trabalhadores rurais entregarão suas CTPS’s mediante recibo em duas vias, estas deverão ser assinadas e devolvidas ao trabalhador no prazo de 48 horas após sua admissão.

CLÁUSULA SEXTA: REGISTRO DE TRABALHADOR SEM CTPS – O empregador não poderá ser denunciado por falta de registro na CTPS, desde que cumpridas as formalidades acordadas nesta Convenção, são elas: fazer o registro do trabalhador em livro ou ficha de registro no momento da admissão e comunicação ao Sindicato dos Trabalhadores.

FORNECIMENTO DE EPI’S E FERRAMENTAS – Fica o empregador obrigado a fornecer gratuitamente as ferramentas e equipamentos de proteção individual – EPI’s – necessários para cada atividade e a substituí-los em caso de desgaste natural ou obsoletismo.

ESCOLA – Toda propriedade rural que mantiver a seu serviço ou trabalhando em seus limites 20 (vinte) ou mais famílias de trabalhadores de qualquer natureza, deverá manter espaço físico ou parcerias para garantir escola gratuita e de boa qualidade para os trabalhadores e seus filhos, com tantas salas de aula quantas forem necessárias para agrupar até 40 (quarenta) alunos em idade escolar por sala, ficando a empresa responsável para conseguir meios para instalação das mesmas.

ESTABILIDADE PROVISÓRIA – Fica assegurada aos trabalhadores abrangidos pela presente convenção, estabilidade provisória ou garantia de salários nos seguintes casos:

  1. Ao trabalhador acidentado, estabilidade provisória de 12 (doze) meses após a alta médica mediante perícia, na forma do art. 118, da Lei 8.213/91;
  2. Aos trabalhadores que se candidatarem às eleições sindicais, estabilidade provisória desde sua candidatura até 12 (doze) meses após o término do mandato para o qual se candidatou, caso for eleito.
  3. Garantia de salários ao trabalhador que estiver a 12 meses da percepção da aposentadoria, desde que tenha comunicado previamente o direito a estabilidade e que tenha trabalhado 10 anos ou mais para o atual empregador.

EMPREGADA GESTANTE E LACTANTE – Ressalvados os 120 dias garantidos por Lei, por faculdade do empregador, poderá ser concedida as trabalhadoras gestantes, desde a confirmação da gravidez até 06 (seis) meses após o parto, estabilidade provisória, restando proibida a despedida imotivada do emprego. Poderá, facultativamente pelo empregador, também ser concedida a licença maternidade de 180 (cento e oitenta) dias.

LICENÇA-PATERNIDADE – Fica assegurada ao trabalhador rural licença-paternidade de 07 (sete) dias.

TRABALHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – Fica proibido o trabalho da criança e do adolescente segundo as normas da CLT, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente e princípios constitucionais vigentes.

TRANSPORTE – No transporte dos trabalhadores e trabalhadoras serão respeitadas todas as normas de segurança. O empregador fornecerá transporte gratuito aos seus trabalhadores desde a sede até o local de trabalho, por veículos em condições de segurança e motoristas habilitados, nos termos da legislação vigente.

TRANSPORTE DE EMERGÊNCIA - Nos casos de acidente ou doença, os empregadores serão obrigados a transportar até o local de atendimento médico os trabalhadores(as), seus filhos menores e suas esposas(os), assim como nos  casos de doençae ou acidente de trabalho, devendo manter também medicamentos de primeiros socorros no local de trabalho.

ALOJAMENTOS - Os alojamentos dos trabalhadores deverão preencher os requisitos de salubridade, higiene, segurança e conforto, podendo ser rústico com aproveitamento da matéria prima local, mas vedada em qualquer hipótese o uso de lonas, ficando autorizado o uso de redes aos trabalhadores que assim preferirem.

ÁGUA POTÁVEL E ALIMENTAÇÃO – O empregador fornecerá na sede da empresa ou fazenda, para uso dos empregados, quando das refeições, local coberto e obrigatoriamente dotado de água potável, que deverá ser transportada em garrafa térmica individual, garantindo o padrão higiênico que deverão preencher os requisitos descritos na NR – 31.

ACESSO DE DIRIGENTE SINDICAL E DO COMPARECIMENTO ÀS ELEIÇÕES E ASSEMBLÉIAS SINDICAIS – Fica assegurado, desde que mediante comunicação e autorização prévia, o acesso dos diretores sindicais em todos os locais de trabalho e desde que não interrompam as atividades laborais.

 HABEAS DATA – O trabalhador rural, mediante requerimento escrito, poderá obter cópias de sua ficha funcional, documentos, informações e assentamentos pessoais, sendo vedado qualquer fornecimento de informações que desabone a conduta do trabalhador.

PROIBIÇÃO DO “GATO” - Fica proibida a contratação de trabalhadores por “gatos” ou por interpostas pessoas, facultada a contratação por terceiros desde que esses sejam empresas regulares e legalizadas para tal fim, garantida a solidariedade do tomador do serviço pelos direitos trabalhistas eventualmente sonegados.

MEIO AMBIENTE – Toda e qualquer atividade econômica desenvolvida na área de abrangência da presente Convenção, obedecerá ao disposto na Constituição Federal e Legislação Ambiental, com relação ao respeito do meio ambiente.

 ATESTADO MÉDICO – É assegurado pelo empregador o reconhecimento de atestados médicos e odontológicos, desde que expedidos por profissionais devidamente habilitados, como também, o pagamento dos dias em que o trabalhador ficou impossibilitado de trabalhar, até o limite de 15 (quinze) dias.

PRAZO DE PERMANÊNCIA NA PROPRIEDADE – Fica assegurado ao trabalhador rural que resida com mulher e filhos na propriedade do empregador e que seja despedido, com ou sem justa causa, o direito de permanecer por até 30 (trinta) dias na propriedade após sua despedida.

MENSALIDADE SINDICAL - Os empregadores rurais, por força desta Convenção, descontarão de todos os empregados sindicalizados a mensalidade sindical equivalente a 2% (dois por cento) do seu salário mensal em favor do respectivo sindicato de trabalhadores rurais da base territorial, cujos valores serão repassados à conta do sindicato até o décimo dia do mês subseqüente a que se refere.

TAXA NEGOCIAL –O trabalhador sindicalizado pagará, à título de contribuição assistencial em favor do sindicato circunscrito à área da empresa ou fazenda em que trabalhar, o valor de 2% (dois por cento) do salário base (salário nominal) que receber no mês seguinte ao do deposito da presente Convenção pelo Ministério do Trabalho e Emprego para os trabalhadores já contratados; para os contratados posteriormente, no primeiro mês de trabalho sob a vigência desta Convenção Coletiva de Trabalho, valor este que será recolhido mediante guia na conta corrente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no prazo máximo de 07 (sete) dias após o desconto, na conta do sindicato dos trabalhadores.

CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PATRONAL – Os empregadores, a título de contribuição assistencial, recolherão até o dia 10 de junhode 2012 ao sindicato patronal o valor equivalente a 2% da folha de salários do mês de maio de 2012, valores estes já corrigidos.

HOMOLOGAÇÃO DAS RESCISÕES – As unidades dos Sindicatos de Trabalhadores deverão ter pessoas aptas a homologar as rescisões durante o horário comercial em todos os dias úteis da semana.

COMISSÃO DE ENTENDIMENTO E FISCALIZAÇÃO – Com a finalidade de garantir o cumprimento da presente Convenção Coletiva de Trabalho, deverá ser constituída uma comissão de entendimento e fiscalização paritária com 08 (oito) membros, sendo 04 (quatro) efetivos e 04 (quatro) suplentes. As comissões de entendimento e fiscalização deverão ser acompanhadas obrigatoriamente por representantes das categorias que as representam.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – Sendo obrigatório o cumprimento da NR-31 e com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadorese a segurança  do trabalho no campo e, em atenção ao disposto nos itens 31.3.3 e 31.3.4 da NR-31, os convenentes acordam em promover campanha de divulgação e de incentivo à aplicação 
PGSSO – Deve a empresa elaborar o Programa de Gestão Saúde e Segurança Ocupacional, de acordo com a NR-31, com vistas a garantir a preservação da saúde dos trabalhadores.

APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS – O empregador fornecerá e fiscalizará o uso de todos os equipamentos necessários para a aplicação segura de agrotóxicos, seguindo as normas estabelecidas em lei e mais as seguintes recomendações:

a) Tais serviços somente serão permitidos para maiores de 18 (dezoito) anos;
b) Compete ao empregador custear os cursos para os trabalhadores sobre utilização, manipulação e armazenagem de agrotóxicos;
c) A aplicação dos agrotóxicos somente poderá ser feita nas horas mais frescas do dia;
d) Os empregadores fornecerão alimentação especial ao trabalhador, quando na execução de tais serviços, visando minimizar os efeitos negativos das substâncias empregadas;
e) Os empregadores oferecerão aos trabalhadores que executam tais serviços, local para higienização e troca de roupa;
f) Os empregadores fornecerão 02 (dois) uniformes para os trabalhadores que executam serviços com os agrotóxicos, os quais serão devolvidos após o uso e gasto normal;
g) Os empregadores darão destinação correta aos vasilhames de agrotóxicos para que não possam ser reutilizados para outros fins;
h) Os trabalhadores encarregados da manipulação de agrotóxicos deverão ser submetidos a exame médico antes do manuseio e ao final de cada safra.

TRABALHADOR ESTUDANTE – Fica assegurado o pagamento do salário ao trabalhador estudante durante os dias de afastamento para exames de primeiro e segundo grau, supletivo, vestibular ou similares, bem como para submeter-se a exame de habilitação profissional.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – É obrigação de o empregador promover a qualificação profissional de seus trabalhadores para a operação de equipamentos e máquinas, sem prejuízo do descanso e da remuneração devida.

COMPROVANTE DE DEPÓSITOS DO FGTS – Os empregadores se comprometem a firmar convênio com a Caixa Econômica Federal - CEF, para permitir facilidade na consulta do saldo do FGTS.

FORNECIMENTO GRATUITO DE ALIMENTAÇÃO E HABITAÇÃO – Quando a alimentação e a habitação forem fornecidas gratuitamente ao trabalhador, serão consideradas como condição indispensável para a realização do trabalho, tendo natureza instrumental e, portanto, não integra a remuneração para quaisquer efeitos legais.

DISPENSA DA ANOTAÇÃO DO CARTÃO PONTO NOS INTERVALOS - Poderá ser dispensada pelo empregador a anotação do intervalo de jornada entre um e outro turno de trabalho, desde que atendidas as seguintes condições:

SALÁRIO FAMÍLIA - Fica assegurado aos assalariados rurais enquadrados como beneficiários na legislação específica, o pagamento na última quinzena do mês, do salário-família por filho menor de 14 (quatorze) anos, seja ele inválido ou de qualquer condição, mediante comprovação de filiação. 

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SÉTIMA: DAS FÉRIAS - O gozo das férias será efetuado dentro dos primeiros 11 (onze) meses, após o período aquisitivo, com o acréscimo de um adicional de 1/3 ( um terço).


PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS – PLR – Não havendo programa específico de PLR, ficam os empregadores autorizados a creditar aos seus trabalhadores, valores de Participação nos Resultados, nos termos da Lei 10.101/00, cuja validade dependerá apenas de constar na rubrica de crédito a expressão “PLR – Participação nos Lucros ou Resultados.”

ASSÉDIO SEXUAL E DISCRIMINAÇÃO – Fica assegurado a qualquer das partes o direto de denunciar os casos de assédio sexual ou discriminação racial, bem como de situações que venham a ferir sua honra ou moral. A punição ao praticante será de despedida por justa causa, qualquer que seja seu grau hierárquico, independente do direito de formalizar queixa crime na forma da lei. Em qualquer dos casos deverá ser constituída comissão paritária para a apuração das denúncias.

MULTA POR INFRAÇÃO DE CLÁUSULA DESTA CONVENÇÃO – No caso de descumprimento de qualquer uma das demais cláusulas da presente Convenção Coletiva de Trabalho, a parte prejudicada notificará a adversa para que cumpra a obrigação no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de não o fazendo sujeitar-se a uma multa de 20% do piso salarial estabelecido.

INDENIZAÇAO ADICIONAL -Por força do que estabelece o art. 9º da lei 7.238/84, bem como entendimento de súmula do TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, fica devido ao empregado dispensado sem justa causa, dentro do período de 30 (trinta) dias que antecede a data base da categoria uma indenização adicional equivalente à remuneração mensal do despedido, entendendo-se o aviso prévio indenizado como integrante do contrato de trabalho para todos os efeitos legais, inclusive para contagem deste período.

CONTRATAÇÃO DE PESSOAS DEFICIENTES - Deve estimular a contratação de trabalhadores(as) portadores(as) de deficiência física para desempenhar atividades compatíveis com suas condições, de acordo com a legislação em vigor.

SEGURO ACIDENTE – O empregador poderá providenciar o seguro acidente de trabalho para todos os seus empregados, podendo ser descontado do trabalhador 50% (cinqüenta por cento) do valor do seguro, desde que, o citado desconto seja devidamente autorizado pelo empregado.

PREFERÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE TRABALHADORES – O empregador rural dará preferência a contratação de trabalhadores e trabalhadoras do município sede das empresas ou local da cultura plantada e dos municípios vizinhos.

APROVEITAMENTO DOS TRABALHADORES LOCAIS - Com a finalidade de estimular o melhor aproveitamento dos trabalhadores locais, os sindicatos de trabalhadores manterão um cadastro atualizado de trabalhadores rurais disponíveis para o trabalho.

MEDIDA PREVENTIVA CONTRA VIOLÊNCIA NO CAMPO – Fica acordado entre as partes a promoção de campanhas educativas para os trabalhadores e administradores das empresas e/ou fazendas e/ou função similar, quanto ao uso ilegal de qualquer tipo de armas de fogo e assemelhados no local de trabalho, durante a vigência desta convenção.

DIVULGAÇÃO DO CCT- Cabe ao empregador rural assegurar a divulgação de direitos, deveres, e obrigações que os trabalhadores devam conhecer em matéria de segurança e saúde no trabalho, bem como assegurar que se forneçam aos trabalhadores instruções compreensíveis em matéria de segurança e saúde, assim como toda orientação e supervisão necessárias ao trabalho seguro.

CASOS OMISSOS - Os casos considerados omissos no CCT serão analisados e tratados à luz da legislação vigente, que rege a atividade laboral.

DATA-BASE – Fica instituído como data base dos trabalhadores das empresas abrangidas por esta Convenção o dia 01 de fevereiro de 2012.

VIGÊNCIA – A presente Convenção terá sua vigência no período compreendido entre 1º de fevereiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013, podendo ser denunciada ou aditada por iniciativa das partes interessadas.

www.fetaema.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário