terça-feira, 4 de abril de 2017

NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES (AS) FAMILIARES DE URBANO SANTOS ASSUME COMPROMISSO COM A LUTA PELA TERRA E POR DIREITOS


A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Urbano Santos, eleita para conduzir a entidade pelos próximos quatro anos, foi empossada sexta-feira passada, 31 de março do corrente ano. A presidente eleita, Noêmia Felix reafirmou em nome da diretoria, associados e associadas em geral que a principal bandeira do sindicato sempre será a luta pela terra, claro, não desfavorecendo as outras políticas públicas que também são importantes como saúde, educação e previdência.
O município de Urbano Santos apresenta grandes índices de problemas fundiários e socioambientais; como um dos principais pólos do agronegócio do eucalipto no Baixo Parnaíba, durante anos as famílias camponesas tem passado e sofrido com situações caracterizadas como desacato e violações de direitos humanos, assim também como os impactos ambientais e sociais que atinge diretamente essas comunidades tradicionais transformando todo um modo de vida cultural. Preocupado com essas questões, o sindicato tem realizado muitos trabalhos de base como seminários na zona rural com o intuito de informar aos camponeses e camponesas sobre a importância do conhecimento a respeito dos seus direitos sociais. Durante a cerimonia de posse pela manhã, José Antonio Basto – assessor de formação elaborou um slide com fotos e notas – “retrospectiva” dos últimos dois anos de trabalho e desenvolvimento para a camada lavradora, as participações da entidade em encontros, seminários e marchas em defesa dos diretos dos homens e mulheres do campo, como a última que aconteceu no dia 8 de março contra a reforma da Previdência – no povoado Palestina-Brejo. Existe uma proposta de realizarmos para inicio, dois cursos de formação, um sobre gestão sindical e o outro sobre previdência social: o primeiro para os diretores se afinarem nos assuntos e desafios do expediente, do dia-a-dia de luta e sobretudo a confecção de atividades na construção do calendário estratégico para o ano de 2017; o segundo será debatido os assuntos atuais sobre a reforma da previdência, medida que atingirá todos os trabalhadores (as) do campo e da cidade, pois precisa-se entender o que está em jogo para o campesinato, caso a PEC -287 seja aprovada. A CTB- Central dos Trabalhadores (as) do Brasil, do qual nosso sindicato tem a honra de ser filiado ajudará nos acompanhamentos e orientações nessas formações.
Os sócios (as) depositaram confiança e votaram nessa diretoria eleita, agora é o momento dela mostrar capacidade e compromisso com a classe e com a base. Para quem quer entrar no movimento sindical é necessário compromisso e coragem, ainda mais nesse momento de transformações políticas que o país está passando, pois não se “brinca de fazer movimento sindical”. No passado das “memórias camponesas” de batalhas, muitos dos nossos companheiros e companheiras sindicalistas deram seu próprio sangue por esta causa, alguns até pagaram com a vida o preço das lutas e coragens enfrentadas lado-a-lado. Disso devemos lembrar sempre! Que essa nova diretoria tenha êxito e seja bem sucedida nas ações em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Com esse pensamento positivo, otimista, humilde e fraterno, ficamos com a importante citação bíblica do livro de Mateus 6:28-29), que diz: “ Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham, nem fiam. Eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles”. Meditemos.

José Antonio Basto

E-mail: bastosandero65@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário