quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A Suzano Papel e Celulose está matando o Rio Mucuri, poluindo e tirando água equivalente para abastecer uma cidade de um milhão de pessoas por dia


captação-de-´agua-suzano
Realizada no último dia 5 deste mês na pousada Rio Mucuri em Itabatan, uma importante reunião com diversos segmentos da sociedade discutiu dentre outros assuntos a “crise hídrica do Rio Mucuri”, diversas representações se fizeram presente, empresas, agricultores, ONGs, ministério público ambiental e alguns representantes comunitários além de vereadores e secretário municipais, tanto de Mucuri quanto do município de Nova Viçosa, uma vez que também se discutia o abastecimento humano por parte da EMBASA com águas do RIO Pau Alto. Na oportunidade o especialista em recursos hídricos, Wilde Cardoso Gontijo Júnior representando a ANA (agencia nacional de águas) apresentou os dados já calejados na região, diagnóstico triste “a Suzano está matando aos poucos o rio Mucuri”.
rio-mucuri
Segundo o especialista em recursos hídricos, Wilde Cardoso Gontijo Júnior, o Rio Mucuri está atendendo uma demanda real de 2880 l/s (litros de água por segundo) tendo condições hoje de atender no máximo 2700 L/s, chegando a um estado crítico e podendo a qualquer momento, caso não chova na região nordeste de Minas Gerais, onde compreende o Vale do Mucuri, a mesma situação do Rio Doce, não conseguindo desaguar no oceano Atlântico. Desses números todos apresentados a Suzano Papel e Celulose consome 2160 l/s ou seja 75% de toda água retirada do Rio Mucuri por dia vai para a Suzano, um montante equivalente ao abastecimento diário de uma população de um milhão de habitantes ou a 40 cidades do Porte de Itabatan, distrito de Mucuri onde a fábrica está instalada.
Contudo a Suzano foi a única empresa a não ter que assumir compromissos para amenizar o problema, empresas como a DASA e a Usina Hidrelétrica Santa Clara, ou terão que captar água de outras fontes ou terão que se submeterem a atuar em estados críticos para atender as exigências da ANA. Questionado sobre o porquê de um tratamento especial para com a empresa de papel e celulose sendo ela a que mais capta água do Rio Mucuri, o especialista em recursos hídricos, Wilde Cardoso Gontijo Júnior disse que no caso dela não se tratava de impactos diretos a sobrevivência humana, como no caso da DASA que captava água no Rio Pau Alto que abastece as comunidade de Itabatan e Posto da Mata.
Já costumas na prática de retirar da Suzano responsabilidades a ela competente e fazer vista grossa sobre seus crimes ambientais referentes ao Rio Mucuri, a ANA mais uma vez deixa passar uma excelente oportunidade de enquadrar o grupo Suzano dentro das normas vigentes, corrobora com a “selvageria do capital” e dá as costas para a comunidade, principalmente os ribeirinhos e pescadores de Mucuri, onde a ANA não enxerga estes como humanos que precisam sobreviver. Em 2013 a mesma ANA, com uma equipe diferente estive no município para tratar da renovação da outorga de água da Suzano, na oportunidade a própria ANA expôs suas fragilidades, dizendo que a Suzano estava irregular desde 2010, mandava relatórios falsos e mesmo assim a ANA nada fez.
Já pensando em apresentar um documento mais consistente o comunicador Neuzivan dos Santos que também esteve presente na reunião, acionou a frente parlamentar de meio ambiente da assembleia legislativa da Bahia, na pessoa do seu presidente o Deputado estadual Marcelino Gallo para realizar uma audiência pública para tratar sobre o Rio Mucuri, a agenda foi aceita e a assembleia legislativa da Bahia realizará na semana do dia 15 de dezembro essa audiência pública, que será aberta a toda a comunidade interessada no tema. Para uma maior consistência a audiência púbica contará com as presenças do comitê de bacias do Rio Mucuri e Rio todos os Santos e também do deputado estadual de Minas Gerais, Dr. Jean Freire, que é do Vale do Mucuri, se discute ainda a vinda do senador da república Otto Alencar, nome que vem tomando a frente em defesa das águas no senado.
Fonte: http://gazetabaiana.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário