quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Comitiva da Secretaria de Direitos Humanos visita áreas em conflito

Uma equipe da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) visitou, na quinta-feira (1º), a comunidade de Guarimã, localizada no município de São Benedito do Rio Preto. Na área de 471 hectares, atualmente pretendida por uma suposta proprietária, moram 12 famílias.
A comitiva verificou que muitos vivem ali há mais de 60 anos, o que pode ser comprovado observando-se a documentação apresentada por eles e as construções erguidas, nenhuma recentemente. Dona Sebastiana Lopes, moradora mais velha do lugar, nasceu em Guarimã, em 1932.
Na comunidade é possível, ainda, observar os alicerces de uma construção antiga onde uma escola teria funcionado ali entre 1973 e 1993. A situação será levada pela Sedihpop à Comissão Estadual de Prevenção e Combate a Violência (COECV).
Tiúba/Chapadinha - Após cumprir agenda no Encontro de Comunidades do Baixo Parnaíba, em Brejo, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves, acompanhado por uma comitiva da pasta, visitou a comunidade de Tiúba, em Chapadinha. Na área residem 15 famílias há 10 anos e sentem-se ameaçadas por uma ordem de despejo e pela ação de jagunços. Sua ida para a área, à época, foi fruto de uma negociação entre o proprietário e o Banco do Nordeste, na tentativa de quitar uma dívida.
Moradores da área de cerca de 1.000 hectares relataram a queima criminosa de roças, casas e animais. O fornecimento de energia elétrica está suspenso desde dezembro de 2014, pois a fiação foi cortada a mando do proprietário, segundo eles.
O caso, também, será levado à COECV e a Sedihpop analisará a possibilidade de negociação com o proprietário através do crédito fundiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário