terça-feira, 16 de outubro de 2012

Setres promove feira de Economia Solidária em Chapadinha

16 de outubro, 2012 - 08h40
A II Feira Territorial de Economia Solidária e Agricultura Familiar do Território Rural do Baixo Parnaíba foi encerrada neste sábado (26), no município de Chapadinha. A promoção foi da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário e do Fórum Estadual de Economia Solidária.
A abertura do evento aconteceu na quinta-feira (24), com a participação do secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, prefeita Danúbia Carneiro, representantes da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, do Fórum de Economia Solidária, dentre outras autoridades.
Formado por 16 municípios, o Território Rural Sustentável do Baixo Parnaíba chega à sua segunda edição da feira. A primeira foi realizada em 2009 e trouxe uma participação ampliada, tanto no número de expositores, quanto no número de apoiadores.
Para Mariana Nascimento, coordenadora de Economia Solidária da Setres, o Baixo Parnaíba é um dos territórios rurais do Maranhão que alcançou bons patamares de organização entre os grupos produtivos em Economia Solidária. “O território apresenta uma vontade de transformar a vida dos habitantes da região através da Economia Solidária, que é um modo de gerar renda que se preocupa com a preservação do meio-ambiente”, observou a coordenadora.
Nos últimos 15 anos, a região tem sofrido com a devastação da floresta nativa, o que acabou gerando transformações climáticas permanentes na área, como o registro de altas temperaturas – antes da derrubada desenfreada, a mata predominantemente de Cerrado absorvia o calor exagerado do território. “O calor por aqui é muito intenso e isso afeta diretamente a vida dos moradores da região”, ressalta Mariana.
Distribuição de renda
“As Feiras Territoriais são vitrines para os nossos produtores”, garante o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy. “E mais do que apresentar e comercializar nossa produção, está também distribuindo renda aos diversos municípios envolvidos no evento”, observa.
Esta foi a nona edição das Feiras Territoriais de Economia Solidária e Agricultura Familiar neste ano de 2011 e mais de R$ 180 mil circularam nos municípios que receberam o evento. Ela marcou também o encerramento da etapa territorial das feiras – a próxima a acontecer já será a edição estadual, reunindo grupos produtivos de todo o Maranhão.
A Feira Estadual de Economia Solidária e Agricultura Familiar acontece entre os dias 15 e 17 de dezembro, em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário