terça-feira, 20 de março de 2012

FAOR no fortalecimento das comunidades quilombolas da Amazônia Oriental


 
 
De 15 a 18 de março de 2012 aconteceu, na Ilha de Mosqueiro-PA, o Seminário do GT Raça e Etnia e GT Terra, Água e Meio Ambiente do Fórum da Amazônia Oriental (FAOR). Com o apoio do Projeto Ijé Ófè (Raça Livre), participaram representantes do Amapá - Instituto de Mulheres Negras do Amapá (IMENA), Tocantins - Alternativas para Pequenos Agricultores do Tocantins (APA-TO), Maranhão - Fórum Carajás e Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (ACONERUQ) e Pará - Coordenação Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos (MALUNGU), Centro de Estudos do Negro do Pará (CEDENPA) e Instituto Universidade Popular (UNIPOP).
Um dos temas discutidos foi a construção da nova edição do Observatório da Cidadania do Faor que terá como temática principal a questão da regularização fundiária dos territórios quilombolas. Como convidadas, participaram representantes da  Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ).

Sobre o Projeto Ijé Ófè (Raça Livre): Lançado em maio de 2011 em Belém do Pará, tem possibilitado ao FAOR dar novas dimensões ao seu trabalho em rede, que promove desde 1993 entre mais de 200 entidades nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins.
Trata-se do primeiro projeto consorciado promovido pelo FAOR, com seis entidades parceiras de 4  Estados da Amazônia Oriental. O Projeto Ijé Ófè prevê a formação de jovens lideranças quilombolas e visa fortalecer as comunidades, aprofundar o trabalho em rede e a atuação de advocacy (¨lobby¨) nos órgãos e instituições do Estado para aumentar o acesso dos quilombolas à fundos governamentais destinados para o desenvolvimento sustentável das comunidades remanescentes.
http://redeanaamazonia.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário