terça-feira, 2 de agosto de 2011

MA: Agravam-se os problemas quilombolas no estado, e compromisso firmado pelo Governo Federal não tem qualquer resultado prático


A denúnica pública do dr. Diogo Cabral(CPT/MA) não é a única ocorrência de violência e ameaças. Em Colinas grileiro de terra quilombola, Jaldo Henrique, primo do deputado federal Carlos Brandão, coloca do carro cabo da polícia militar e adentra comunidade quilombola Peixe. Denunciado por depoimento do líder quilombola Raimundo Mestre à Ouvidoria de Segurança do Estado, Capitão do destacamento vai à casa, dentro do quilombo, de testemunha e não imprime depoimento dizendo que manda depois colher assinatura, de testemunha analfabeta. Além disso, mulher e filho da testemunha estavam na casa e atemorizados com a presença do capitão. Atitude denunciada pelo Forum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional que se colocou para participar das audiências de depoimento a fim de garantir imparcialidade e transparência ao processo. Nenhuma garantia aos quilombolas, que além das ameaças à perda do lar ancestral também recebem ameaças de morte.
Os casos se multiplicam no Estado a cada dia. Não há tempo sequer para atender o emergencial, muito menos para se planejar uma ação.
Por: Ermelinda Coelho-Forum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional

Nenhum comentário:

Postar um comentário