domingo, 26 de junho de 2011

O “embelezamento” das Chapadas de Urbano Santos e Barreirinhas pelos eucaliptos da Margusa

Teme-se pelo destino de uma ou mais comunidades, contudo esse temor causa mais uma paralisia de fundo sócio-emocional do que qualquer outra coisa. Para a infelicidade de muitos, as políticas públicas direcionadas para a reforma agrária não foram devidamente vacinadas contra o conformismo e o cinismo que prevalecem em diversos extratos dos governos e que proporcionam a paralisia


II Seminário no Povoado Anajá-Barreirinhas/MA



 
O 2º Seminário nas comunidades rurais da bacia do rio Jacu, município de Barreirinhas, dia 25 de junho de 2011, seria mais uma forma de vacinarem-se contra as monoculturas, principalmente a de eucalipto, afinal a Margusa recalca uma área  com seus plantios de eucalipto bem próxima a diversas comunidades. O seminário aconteceu nos Anajás dos Garcês, comunidade do Edivan Garcês. Ele, como outras figuras lendárias do Baixo Parnaiba, move-se sem recear pelo dia e pela noite por onde quer que vá : os Anajás, as Tabocas, as Mangas, as Pacas, as Onças, o braço, comunidades de Barreirinhas, e São Raimundo, comunidade de Urbano Santos.

Nesse encontro das comunidades da bacia do rio Jacu, município de barreirinhas, litoral leste maranhense, as comunidades do Anajás, do Gonçalo, do buriti, das Pacas, das Mangas, das Tabocas, do Munim, das Onças e tantas outras se manifestaram contra a monocultura do eucalipto.

II Seminário no Povoado Anajá-Barreirinhas/MA

Alguns dias após um seminário na comunidade das Tabocas, no mês de março de 2011, os funcionários de uma empresa de reflorestamento se dirigiram a casa do seu bezerra a fim de chamarem seu filho, ex-presidente da associação, e mostrar-lhe os belíssimos plantios de eucalipto na região do Café sem Troco, município de Urbano Santos.

Ele rumara para outras bandas, que não as Tabocas, e a sua mãe os atendeu e retrucou o convite com a seguinte frase: “Pena que nos seus plantios de eucalipto os pássaros evitem a construção dos seus ninhos”.

As empresas de reflorestamento de eucalipto como a Margusa desfilam seus plantios por imensas áreas de Chapada nos limites de Urbano Santos e barreirinhas. Pelas palavras dos funcionários para a esposa do senhor bezerra das Tabocas, os plantios de eucalipto embelezam as Chapadas de Urbano Santos e barreirinhas como um desfile de modas que acaba cedo e que as pessoas se esquecem rapidamente do exposto pensando no próximo desfile. Os moradores de parte dessa Chapada comparecem como espectadores dos vários desmatamentos causados pela Margusa e por outras empresas, ansiando pelo próximo e pelo próximo desmatamento.


eucalipto no Baixo Parnaíba/MA

As comunidades reunidas nos Anajás dos Garcês recusam essa exposição de eucaliptos nas áreas de Chapadas ainda inteiras. Nessas áreas, as comunidades pretendem criar uma reserva ambiental. Essa proposta se contrapõe aos propósitos das empresas de reflorestamento que viram e mexem oferecem propina aos vereadores de barreirinhas para derrubarem a lei que proíbe os plantios de monoculturas dentro do município. Na última vez, o deputado Pedro Fernandes convidou o presidente da câmara de vereadores de barreirinhas para uma conversa na qual o recepcionaram o deputado e um representante das empresas. A oferta foi de R$490.000,00 divididos entre sete vereadores. O presidente da câmara recusou a proposta.
Por: Mayron Régis
Fotos: Fórum Carajás
http://www.forumcarajas.org.br/

Um comentário:

  1. Bom dia, gostaria de informações à respeito do presidente da associação dos moradores da Taboca (Se não estou enganado o Sr.º Bernardo), pois necessito entrar em contato urgentemente com ele. Se possível for, gostaria de informações a cerca de telefones para contato, ou qualquer outro modo de contato com o mesmo,

    Sou estudante de Mestrado (Desenvolvimento e Meio Ambiente)e gostaria de desenvolver um estudo na área em que a comunidade é detentora.

    Desde já agradeço e aguardo noticias

    Obrigado!

    Herbesson Sales de Sousa (herbesson2003@hotmail.com)

    ResponderExcluir