segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Grupo Suzano promove conflitos no MA

Os grandes projetos que se articulam para instalações no Maranhão, além de aumentarem as desigualdades sociais, acabam aumentando os conflitos agrários. A denúncia vem sendo feita pela Comissão Pastoral da Terra e pela Fetaema, relatando que os casos são marcados por violência com a utilização de jagunços. Na região do Baixo Parnaíba e Tocantina, o grupo Suzano Papel e Celulose é acusado de ameaçar famílias de posseiros procurando expulsá-las das áreas que ocupam. Uma das denuncias mais graves reside em que empregados do grupo Suzano teriam jogado veneno nos mananciais de água que abastecem as comunidades do Baixo Parnaíba, ocasionando a morte de animais e a destruição de plantações. Tanto a CPT como o Movimento Sindical Rural denunciaram o fato às autoridades, mas conforme afirmam, as providencias nunca são tomadas.

Por: Aldir Dantas
http://oquartopoder.com/

2 comentários:

  1. ola amigos do territorios livres,

    vcs saberiam me informar em que localidade teria acontecido esse fato dos venenos nos mananciais por funcioarios da suzano?

    iran avelar
    www.urbanosantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA MEU NOME É ANGELA DUTRA PROFESSORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. ESSE CASO DA SUZANO É UMA VERGONHA, ESTÃO GANHANDO DINHEIRO AS CUSTAS DOS MARANHENSES, MAS NÃO ASSUMEM SUAS RESPONSABILIDADES. TENHO UM CUNHADO QUE ESTÁ MUITO MAL DE UM VENENO DE ARROZ QUE ELE PEGOU E ATACOU UMA ALERGIA NELE, TOMOU TODO O CORPO E HOJE ELE NÃO PODE MAIS TRABALHAR. ELE JÁ CORREU ATRAZ DA SUZANO E NADA, AGORA OS MÉDICOS PRECISAM DO NOME DO VENENO PRA DAR CONTINUIDADE AO TRATAMENTO E A SUZANO SE RECUSA A DIZER O NOME. QUEREMOS ENTRAR NA JUSTIÇA CONTRA ESSA EMPRESA QUE SÓ PENSA EM LUCRO E NÃO DÁ A MINIMA PARA AS PESSOAS QUE CORREM RISCOS POR CAUSA DA DELA. O CASO ACONTECEU NO INTERIOR DE URBANO SANTOS COM O LAVRADOR PEDRO MENDES.

    ResponderExcluir