quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pólo Coceira: Manejo do Cerrado e Respeito à Natureza


Uma moradora catando arroz para o almoço. Outra acende o fogo. O povoado de Pau Serrado, município de Santa Quitéria, foi palco do segundo dia de atividades do projeto Manejo de Bacurizais, financiado pela organização alemã ASW e realizado pelas comunidades do Pólo Coceira, Centro de Direitos Humanos de Santa Quitéria e o Fórum Carajás. A que revirava o arroz numa bacia de alumínio debochava um pouco da aula de hortas que a Rosilene Alves despontava para a comunidade. Ela deve ter achado um pouco sem sentido aquele pessoal vim de tão longe para palestrar sobre hortas.



















Bem, para um primeiro contato o tema horta era só um pretexto para se tratar de assuntos não menos importantes como as disputas da comunidade com a Suzano por uma área de mais de mil hectares que a empresa comprara ilegalmente, com o senhor Eraldo Deveck, pretenso proprietário de mais de 12 mil hectares, e com um gaucho chamado Leandro que pretendia desmatar quinhentos hectares só de bacurizeiro à beira do rio Preguiças.







Os seqüentes e conseqüentes desmatamentos ao longo de todo o Baixo Parnaíba conferiram uma importância extraordinária às Chapadas do município de Santa Quitéria. As áreas do Pólo Coceira estão na bacia do rio Buriti que nasce em Buriti de Inácia Vaz e passa pelos municípios de Brejo, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria e São Bernardo. Nos municípios de Buriti de Inácia Vaz e de Brejo parte das Chapadas já foi desmatada para dar lugar aos plantios de soja e de eucalipto.










Fotos e texto: Fórum Carajás

Um comentário:

  1. Essa bela e vislumbrante natureza que embeleza ainda mais as comunidades tradicionais no nosso baixo parnaíba está ameaçado de extinção por conta da ação perversa do grupo Suzano Papel e Celulose e dos empresários do ramo da soja. As organização de direitos Humanos do Maranhão precisão se irmanar a exemplo da comunidades do polo coceira pau serrado e buriti no município de Santa Quitéria no sentido de fortalecer ainda mais o FDVBPM.

    ResponderExcluir