quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Projeto Nova Descoberta “Bacuri – Esplendor do Cerrado”


Foto: Fórum Carajás
 Autor: Foto: Fórum Carajás
A expansão do agronegócio de grãos da soja, milho, da cana-de-açúcar, ação das carvoarias no Cerrado Maranhense são responsabilizadas pela devastação do Bioma Cerrado, agravando do quadro da concentração das terras, do envenenamento de ecossistemas, extermínio de espécies, perdas irreversíveis da biodiversidade, concentração de recursos produtivos. No aspecto social, os interesses do agronegócio têm imposto às famílias extrativistas tradicionais, a expulsão de seu espaço de vivência com a apropriação e destruição de sua fonte de sustento. Muitas familias se vêm obrigadas a migrarem para os grandes centros urbanos, principalmente a juventude, que saem a procura de melhores condições de trabalho e vida, causando o êxodo, o envelhecimento rural e a exclusão de centenas de agricultores familiares.
A Associação de Agricultores da Nova Descoberta - AAND, formada por 16 famílias associadas, com sede no Município de São Raimundo das Mangabeiras, foi fundada com a proposta de organizar e melhorar a produção das famílias de agricultores(as) da comunidade, dentro da concepção agroextrativista e conservacionista. Seus associados desenvolvem atividades de subsistência agroextrativista, com base em modelo agroflorestais no Bioma Cerrado, consorciando as culturas temporárias (arroz, feijão, e mandioca) com o extrativismo (culturas permanentes nativas): bacuri, caju, pequi, araticum, araçá, mangaba entre outros.
A questão a ser trabalhada é aumento da oportunidade de trabalho e geração de renda familiar, aliada à preservação do cerrado sul maranhense, por meio de adensamento de Sistemas Agroflorestais já implantados no Assentamento Nova Descoberta, em São Raimundo das Mangabeiras – MA.
A partir do projeto “Bacuri – Esplendor do Cerrado”, a AAND deseja reforçar o processo de aproveitamento da cadeia produtiva agroextrativistas, dentro de uma estratégia de desenvolvimento local e regional, sustentável e solidário, que se integra na ampliação da consciência agroecológica, na equidade de gênero e gerações, na melhoria da renda e do trabalho das famílias e na perspectiva de intensificar a valorização e conservação dos recursos naturais do Bioma Cerrado Maranhense.
Espera-se valorizar, dar maior visibilidade ao trabalho das mulheres e jovens, culturalmente os que mais se dedicam ao aproveitamento e beneficiamento dos frutos cultivados e os nativos. Consequentemente, garantir a permanência das famílias no campo, principalmente a juventude e fortalecer as atividades extrativistas em defesa do bioma Cerrado, ao comprovarmos a sustentabilidade econômica desta atividade, certamente mostra-se a importância da conservação da fonte geradora de renda – neste caso o bacuri - fruto nativos do cerrado. Além de ser um contraponto ao modelo devastador da monocultura.
Objetivo geral:
Elevar o grau de aproveitamento do potencial extrativista disponível na comunidade Nova Descoberta por meio de capacitação prática e habilidades técnicas para melhoria de seus instrumentos coletivos de produção através do plantio e manejo do bacuri, consorciando com outros frutíferos.
Objetivos específicos:
Capacitar as 16 famílias associadas para o plantio e manejo do bacuri nos Sistemas Agroflorestais (SAF´s) trabalhados na comunidade;
Fortalecer o sistema de SAF’s comunitários através do manejo e plantio do bacuri nas áreas dos associados;
Aumentar a produção do bacuri para geração de ocupação e aumento de renda da comunidade.
Realização: Associação dos Agricultores da Nova Descoberta – AAND - São Raimundo das Mangabeiras/MA
Parceria:
COOPEVIDA – Cooperativa Agroecológica pela Vida de São Raimundo das Mangabeiras;
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Raimundo das Mangabeiras-MA;
CENTRU/MA
Fórum Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário