segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Encontro de Reforma Agrária em Tutóia



Nos dias 18 e 19 de novembro acontece na cidade de Tutóia, o Encontro de Reforma Agrária, para tratar dos problemas fundiários que afligem os municípios de Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Tutóia e Araioses.

A questão agrária no Baixo Parnaíba apresenta-se como um dos principais desafios a ser enfrentado pelo movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, atualmente o grande avanço da produção agrícola em larga escala na região, tem afastado milhares de famílias de agricultores familiares de seus lugares de moradia e trabalho.

Outra preocupação dos participantes do evento é a implementação das políticas agrícolas disponibilizadas pelo Governo Federal, que não estão beneficiando os Assentamentos e Comunidades Rurais destes municípios, especialmente, o Programa Nacional de AlimentaçãoEscolar- – PNAE, e o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA.

Além de diagnosticar os problemas que estão inibindo o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, os participantes estão construindo ações que serão realizadas pelo Movimento Sindical e outras instituições, que serão direcionadas às três esferas do poder executivo e legislativo, ao ministério público e ao poder judiciário.

A FETAEMA está representada no evento através da participação do secretário de Administração e Finanças, José Chateo Brian, da secretária Geral, Ana Maria Freitas, e do assessor de Políticas Agrárias, Domingos Cantanhede.
 www.fetaema.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário