segunda-feira, 24 de maio de 2010

São Raimundo, municipio de Urbano Santos, e o desenvolvimento dos bacurizeiros

A partir de estudos sobre o extrativismo do bacuri por entidades de pesquisa (EMBRAPA) e movimentos sociais, observou que no município de Urbano Santo há a necessidade de conservação dessa espécie, além da melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

Partindo desta premissa na comunidade de São Raimundo está sendo realizado desde dezembro de 2009 um projeto de extensão denominado “Estabelecimento de uma unidade de referência participativa visando a sustentabilidade do extrativismo do bacuri no Município de Urbano Santos no Maranhão”, com a parceria do Fórum Carajás e recursos da Cese.

As atividades desenvolvidas são:

- a implantação de um sistema agroflorestal baseado no bacurizeiro, espécie de maior abrangência e importância econômica na região.

- Capacitações sobre diversas temáticas referentes à sustentabilidade do extrativismo do bacuri, melhoria produtiva das atividades agrícolas e segurança alimentar.

Estando na metade do período de execução das atividades, observa-se que o sistema implantado já se encontra com as plantas de bacuri com desenvolvimento bom de acordo com os aspectos agronômicos, além de a área estar cercada e limpa. Este sistema será uma unidade de referência na região quanto à conservação da biodiversidade local e incremento de renda, sem prejudicar o meio ambiente.

Com relação às capacitações nota-se um interesse crescente dos participantes locais, e dos povoados vizinhos, pois tem aumentando o número de participantes, e o envolvimento nas atividades práticas e discussões. Nota-se que o publico já sente o projeto como uma ferramenta de conhecimento para o desenvolvimento de suas atividades visando à melhoria da qualidade de vida.



Georgiana Carvalho

Eng. Agrônoma

Nenhum comentário:

Postar um comentário