segunda-feira, 6 de abril de 2020

Largo do desterro


Geralmente, os padres dão conselhos aos seus paroquianos. O padre Peixoto, pároco de Caxias no final do seculo XIX e personagem do livro Largo do Desterro de Josué Montello, deixa de lado os conselhos e movido pela curiosidade pergunta ao Major Taborda, personagem principal do livro e senhor de mais de 90 anos de idade: " Porque levou tanto tempo para procurar sua filha? E também a mãe de sua filha?" O padre fez essa pergunta após o major encher ele e sua cozinheira de perguntas a respeito de antigos moradores de Caxias que conhecera numa viagem que fizera 44 anos antes. Entre esses moradores que lhe interessava, estavam Zumira, sua antiga paixão, e sua filha, a qual achava que fosse filha dele.
O padre e a cozinheira respondem ou as pessoas morreram ou as pessoas enlouqueceram ou nunca tinham ouvido falar. Constatando os fatos, o major Taborda fecha o caderno onde anotara os nomes para facilitar na hora das perguntas.
O fechar do caderno e simbólico. " O major fechou devagar o caderno, devagar o recolheu...". No caderno, ele escrevera nomes e atividades ou características ligadas à cada nome. Nesse momento, isso confere existência concreta aos personagens, pois antes eles só existiam em sua memória.
A sensação que Josué Montello passa e que mais do que a viagem de barco, os exercícios de escrita e do imaginário foram uma perda de tempo ou foram em vão. E a pergunta do padre Peixoto quase ao final do capítulo acentua mais essa sensação. O padre Peixoto ao perguntar não representa um papel de fundo histórico e sim representa um personagem que foi posto por Josué Montello para executar um papel literário fundamental na narrativa: perguntar ao Major. Contudo, não nos sentimos satisfeitos porque o major não responde a pergunta. O que está por detrás da pergunta ? Como o major deveria responder? Sim ele passou décadas até retornar a Caxias e só presenciou o vazio. Acaso tivesse viajado alguns anos antes certamente ele se encontraria com amigos ainda vivos e saos. Isso significaria mais personagens e mais histórias a narrar. O major Taborda e o escritor Josué Montello confeririam um papel de destaque a cidade de Caxias na narrativa ? Para um escritor escolher São Luís como cenário de sua obra se torna fácil pois era capital da província e etc. Qual era a importância de Caxias para a província do Maranhão? Pela própria narrativa contida em Largo do Desterro a importância de Caxias era mínima para a política e a economia maranhenses. Em nenhum momento, Josué Montello explica o que o major foi fazer em Caxias na primeira metade do século XIX. Essas assertivas levam a crer que o Major não viajou antes para rever os amigos não só porque tivesse uma vida com mulher e filhos em São Luís mas também porque as duas semanas que passara em Caxias não foram suficientes para que ele escrevesse um capítulo de sua vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário