terça-feira, 23 de setembro de 2014

Governo Federal entrega títulos para 190 agricultores familiares maranhenses



 0

Mais 190 agricultores familiares do Maranhão recebem, a partir de sábado (20), títulos definitivos das propriedades onde vivem. Os documentos, emitidos pelo Programa Terra Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), garantem às famílias segurança para produzir e ainda incentivam a preservação ambiental. Serão beneficiados os agricultores familiares dos municípios de Pedro do Rosário, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca. As entregas vão até dia 27.
O documento definitivo vai auxiliar no desenvolvimento sustentável da região. “Com ele, os agricultores familiares têm melhores condições de produzir alimentos saudáveis e preservar o meio ambiente. O título, também, é a porta de entrada para as políticas públicas do Governo Federal”, explica o secretário Extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal do MDA, Sérgio Lopes.
Programa Terra Legal Amazônia
O programa tem como objetivo a regularização de áreas e imóveis que estão em terras públicas federais, desde que não sejam reservas indígenas, unidades de conservação, florestas públicas e áreas da Marinha e reservadas à administração militar. Criado em 2009, é coordenado pelo MDA e executado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Amazônia Legal – região que abrange nove estados.
O Terra Legal promove à redução do desmatamento e o aumento da produtividade dos agricultores familiares, pois ao receber o título de propriedade do terreno, o dono se compromete a cumprir os requisitos legais, como a manutenção da área de preservação permanente ou o reflorestamento da área desmatada. Os agricultores familiares e comunidades locais têm prioridade no atendimento.
Ouça a matéria de rádio aqui.
Serviço
Entrega de 30 títulos de terra para agricultores familiares de Pedro do Rosário (MA)
Data: 20 de setembro (sábado)
Horário: ao longo de todo o dia
Local: Diretamente na casa dos beneficiados.
Entrega de 70 títulos de terra para agricultores familiares de Vila Nova dos Martírios (MA)
Data: 26 de setembro (sexta-feira)
Horário: 10 h
Local: Câmara Municipal – Rua Rio Branco s/nº – Centro – Vila Nova dos Martírios (MA)
Entrega de 90 títulos de terra para agricultores familiares de São Pedro da Água Branca (MA)
Data: 27 de setembro (sábado)
Horário: 10 h
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Rua Nova, nº 2 – Centro – São Pedro da Água Branca (MA)
Fonte: MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário