quinta-feira, 14 de abril de 2011

HENRIQUE CORTEZ COMENTA AS CHAPADAS E OS BACURIS, LIVRO DO JORNALISTA MAYRON RÉGIS


Comentar ou discutir os textos de Mayron Régis parece fácil e simples, porque, afinal, ele é um jornalista excepcional, com um raro talento literário. Parece fácil, mas não é.

E não é fácil, não apenas em razão de seu raro talento, mas, também porque ele derruba alguns mitos do jornalismo e da literatura.

Um dos mitos diz que o jornalismo deve ser isento, isto é, que a atividade jornalistica deve ser objetiva, sem as marcas pessoais do repórter em relação aos fatos relatados.

É evidente que é apenas um mito. O jornalista deve ater-se aos fatos que está reportando, mas, nem por isto, deixa de ser influenciado pelo seu próprio contexto social, cultural e econômico, bem como deste mesmo contexto da sociedade ou do grupo social sobre e para o qual escreve.

Mayron, prova que é perfeitamente possível um jornalismo militante, que compartilhe com o leitor diversas informações essenciais para sua consciência crítica da realidade, sem qualquer manipulação da realidade.

Na literatura, a técnica de reportagem parece antagônica com o gênero narrativo da crônica. Este é mais um mito, como prova o texto de Mayron Régis.

É verdade que a integração destas duas técnicas é muito rara e exige um talento especial. Mas este é exatamente o excepcional talento do autor.

O talento do autor, sua capacidade de romper com mitos e seu esforço narrativo fazem de AS CHAPADAS E OS BACURIS um livro excelente.

Ao longo de suas páginas, o autor, generosamente, compartilha suas experiencias, percepções e compreensão sobre a realidade de comunidades sem voz.

Mayron se empenha em aprender e compreender esta realidade difícil, mas também emocionante. É um processo de aprendizado e compreensão que ele compartilha conosco.

O desafio maior fica conosco que, como leitores(as), ficamos com a responsabilidade de entender e compreender uma realidade que poucos conhecem, mas que o autor se esforça em socializar.

Tenho certeza que AS CHAPADAS E OS BACURIS será lido com atenção, cuidado, preocupação mas, acima de tudo, com um grande encantamento.

Boa leitura a todos(as)

Henrique Cortez, ambientalista e jornalista (nesta exata ordem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário