quinta-feira, 29 de abril de 2010

Impactos do Eucalipto em Santa Quitéria/MA

ARelatório dos impáctos de agrotóxicos, impactos ambientais e impactos fundiários em Santa Quitéria:

Esse relatório é baseado nas informações colhidas em depoimentos das lideranças das comunidades de Lagoa das Caraíbas, Conceira e Baixão da Coceira, Pólo – Coceira, Alto formoso Pólo Buriti,Roça Velha e Lagoa Seca Pólo Roça Velha.

                                                                          Foto: Arquivo Fórum Carajás

Agrotóxicos:

No pólo Roça Velha e Buriti os relatos são que, entre os meses de Setembro e Novembro de 2009, ouve uma mortandade de pexe em toda a extensão do ria buriti isso jamais tinha acontecido, muitos desses peixes contaminados foram consumidos por pessoas dessa comunidades ribeirnhas, cousando assim um surto de diarreia com alta intensidade. Um agente comunitário de saúde e outras pessoas levaram alguns desses peixes para análise da vigilância sanitária no entanto até o presente momento não foi apresentado um diagnostico mais preciso as lideranças afirmam que isso tem haver com o veneno que é lançado nos campos de soja que estão localizado no pólo buriti e Santa Luzia. Só para lembrar o rio buriti desemborca na lagoa do bacuri em São Bernardo que por sua vez deságua Rio Parnaíba.

No Pólo Coceira os relatos são mais assustadores ainda; para jogar o veneno dessa vez no plantio de eucalipto a empresa contratou a mão de obra local. Aproximadamente metades das pessoas contratadas não suportaram o forte cheiro do veneno e deixaram o suposto emprego, muitos deles que continuaram estão doentes e foram demitidos e estão tendo que se tratar por conta. Mais a gravidade do efeito do veneno não acaba por aí, muitos animais silvestres são facilmente vistos em decomposição por conta do contato com o veneno, outros como o veada fica sego, o mais agravante nisso tudo é que pessoas que não tem conhecimento do assunto estão consumindo esses animais e não acaba por aí os animais domésticos como gado cavalo jumento e porco, tem sido encontrado com facilidade mortos nos campos de eucalipto, muitos deles conseguem chegar em casa mais uma grande parte perde a visão. As pessoas que tem animais estão mantendo os presos.


Situação Fundiária


Comunidade: Famílias Pessoas Situação fundiária: Relação com a empresa

Manoel Quente 6 39 Dentro da área da Suzano Não há reação

Taboca 22 148 Dentro da área da Suzano Plantio de Eucalipto / não há reação

Mundé 11 77 Dentro da área da Suzano Plantio de Eucalipto / não há reação

Baixão da Coceira II 29 153 Dentro da área da Suzano Plantio de Eucalipto / não há reação

Baixão da Coceira I 55 335 Dentro da área da Suzano Conflito: área media 2.200he

Coceira 105 635 Vizinho da Suzano Conflito: área media 1.400he

Santa Maria 33 231 Vizinho da Suzano Conflito

São José 34 204 Dentro da área Suzano Conflito: área medida 735he

Lagoa da Caraíbas 98 588 Vizinho da área da Suzano Conflito: área medida 1.825he

Facão 72 521 Vizinho da área da Suzano Não há reação





Total de Famílias morando no Pólo Total de pessoas

465 famílias 2.931 Pessoas



O . B . S: As áreas que estão medidas foram técnicos do ITERMA, reivindicação das comunidades com o apóio do Fórum em Defesa do Baixo Paranaíba Maranhense tendo a assessoria da Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos, essas áreas medidas estão em pleno conflito com a empresa, há processo da empresa contra as comunidades. Toda essa área está dentro do projeto de reflorestamento da Suzano para o plantio do eucalipto, apenas as comunidades que estão com as áreas medidas estão resistindo a destruição da região. Essas famílias não podem ficar desamparadas, o que está acontecendo nesse município precisamente neste pólo, não pode ficar as escuras, vamos tentar dar mais visibilidade, vamos divulgar essa grande violação de Direitos Humanos, que essas famílias estão sofrendo. Já houve várias tentativa de desmatamento por pate da empresa, as comunidades bravamente interviram fazendo barricadas humanas, em um dos processos a juíza deu reintegração de posse, neste dia a polícia se fez presente, mesmo assim as comunidades não se intimidaram e resistiram aos correntões enfrentado até mesmo a polícia. O Centro de Defesa e Promoção dos Direitos da Cidadania de Santa Quitéria entidade integrante do Fórum em Defesa do Baixo Parnaíba Maranhense, hoje no Conselho Estadual dos Direitos Humanos, pede ajuda como também empenho dos Órgãos e Organizações para juntos procurar solucionar esse grande problema e garantir o Direitos da famílias existentes neste pólo. No presente momento mais dois pólos entraram na briga por aquisição de terras mediate ataque dos sojicultores Pólo Pau Serrado e Pólo Buriti.





José de Ribamar de Oliveira Filho

Secretário Executivo do CEDEPRODE

Coordenação do FDVBPM

2 comentários:

  1. estão acabando com as áreas verdes,nativas,do municipio,além de matar vários animais silvestres e gerar conflitos agrarios.
    E a reação dos governantes?

    ResponderExcluir
  2. CONHEÇO ESSA LUTA!
    AMO O CEDEPRODC...
    SE TODOS SE CONSCIENTIZASSEM DA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO TERÍAMOS MUITO MAIS FORÇAS PARA LUTAR CONTRA ESSE ATO DE VIOLÊNCIA QUE AFLIGE INÚMERAS FAMÍLIAS DESTE MUNICÍPIO.

    ResponderExcluir