O Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba (Comunidades do Baixo Parnaíba e Fórum Carajás)
domingo, 20 de março de 2022
A moral da republica e o maxixe
Corta Jaca é um maxixe composto por Chiquinha Gonzaga e por Machado Careca em 1895, entretanto ele ficará famoso em 1914 por conta de uma polemica envolvendo a apresentação executada por Catulo da paixão cearense e pela primeira dama Nair de Tefé, mulher do presidente Hemes da Fonseca. O maxixe é um genero musical com forte influencia de ritmos africanos em que as pessoas dançavam sensualmente nos salões da classe média urbana carioca. A primeira dama preparara uma despedida para o seu marido Hemres da Fonseca que encerrava seu mandato de presidente e para tanto convidara Catulo da paixão cearense que manejaria o violão enquanto ela cantaria e executaria os passos de maxixe. Os convidados, por certo, não ficariam sentados e seguiriam a anfitriã nos passos. O maior efeito do maxixe era despertar na plateia o desejo de experimentar a dança do maxixe “Corta-jaca” de Chiquinha Gonzaga e Machado careca acentuaa de maneira bem sugestiva esse toque sedutor do genero. No dia seguinte, o senador Rui Barboxa foi a tribuna do senado discursar e criticar a apresentação de um maxixe em plena sede do governo republicano: “O maxixe era a dança mais baixa mais chula mais grosseria de todas as danças selvagens. Irmã gêmea do cateretê, do batuque e do samba”.
Saliente-se que a republica no Brasil mal completara vinte e cinco anos A republica engatinhava em 1914 e a sociedade brasileira inexperiente explorava as suas sutilezas e essas sutilezas se referem ao fato de que a republica não é um sistema que defenda uma moral. O problema é que se a república engatinhava, a compreensão do que podia e do que não podia num sistema republicano também engatinhava. Com a republica, as classes médias haviam chegado ao poder e o maxixe expressava a tomada dos salões da republica pelas classes médias. O maxixe “Corta Jaca” que Catulo da Paixão tocava a esposa de Hermes da Fonseca cantava e dançava deve ter despertado a ira de Rui Barbosa porque ele trazia para dentro do palácio do governo republicano o povo. O povo nesse caso não é uma construção sociológica. Ele é uma construção real, pois elementos das classes populares elaboraram o maxixe nos seus primórdios para em seguida ser incorporado pela classe méida em seus ambientes de diversão. Diversão é uma palavra chave para entendermos a polemica provocada por Rui Barbosa. Ele via o palácio do Catete, a sede da república, como um espaço de trabalho sagrado e não para se divertir. Essa defesa de uma moral ou de uma ética para a republica se fará presente em momentos decisivos da historia politica e social republicana como no caso dos golpes e das tentativas de golpes.
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