O Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba (Comunidades do Baixo Parnaíba e Fórum Carajás)
terça-feira, 6 de agosto de 2024
O uso político do mito
Tem uma cena de "Rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas" em que três homens aparecem encapuzados em frente a câmera. A conclusão e que os três são bandidos meliantes facínoras foras da lei ou coisa que o valha. No entanto, dentro do contexto do filme, os três encapuzados lutam contra a mitologizacao da cidade contra aqueles que transformaram a cidade em mitologia uma mitologia que empurra parte da sociedade para a miséria a fome e a violência. Qualquer cidade tem sua mitologia e vive dela . A mitologia do melhor São João a mitologia do melhor carnaval das melhores praias da melhor torta de camarão do maranhense bem educado da Atenas Brasileira do português melhor falado e etc. Em 1998, a Companhia das letras lançou "Olhos de Madeira" do italiano Carlo Ginsburg. O capítulo dois do livro tem como título "Mito" e como subtítulo "Distância e mentira". A parte que mais chama atenção e aquela em que analisa duas obras de Marx: "Crítica da Economia Política" de 1857 e "18 brumário" de 1869. A conclusão a que ele chega e que "para entender algo da história do século XX e necessário analisar o uso político do mito". No caso do Maranhao é preciso analisar o uso recorrente dos mitos pela política e o mascaramento da realidade sócio política e econômica com a utilização desses mitos.
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