O Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba (Comunidades do Baixo Parnaíba e Fórum Carajás)
sábado, 6 de janeiro de 2024
a banhista
Você olha e vê aquelas terras do cerrado maranhense totalmente nuas de vegetação. Seria possível não só contemplar o desastre causado pela monocultura da soja mas também seria possível pintar aquelas paisagens e tirar dela uma obra prima que de algum sentido aquilo tudo? Pintar nudez sempre fez parte da tradição. Ingres, pintor francês do começo do século XIX não pintava o nu frontal como se vê no quadro "a banhista de valpincon". Manet, por outro lado, pintou "Olympia" quase um nu frontal porque a personagem central do quadro cobre com uma das mãos o seu sexo. Manet podia ter pintado uma obra prima como fizeram Velásquez Rembrandt Caravaggio e tantos outros.tinha tudo nas mãos mas não quis. As maos de Manet são as mãos de Olympia e as mãos da empregada negra que leva um buquê de flores de algum admirador. O que era clássico reverência em Velásquez uma das inspirações de Manet virou em Olympia provocação afronta. Tarsila do Amaral a maior pintora brasileira de todos os tempos não tinha como pintar uma obra prima. Faltava a ela perspectiva histórica e faltava a ela diálogo com a história da arte no Brasil. Tudo bem, afinal a provocação vem para suprir determinadas lacunas. Abaporu pintura de Tarsila e provocação, mas provocação com que intuito? A pintura clássica do Brasil no século XIX e monumental e de grandes feitos heróicos.Abaporu e estático pura pasmaceira inerte. O corpo totalmente desproporcional, grande nos pés e pequeno na cabeça da a entender que o Brasil era desproporção. O Brasil do café que queria ser moderno mas com o golpe de 30 escolheu ser o avesso. Então olhando e vendo as paisagens do cerrado maranhense completamente nuas e possível criar algo humano e original desse cenário desolador?
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