O Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba (Comunidades do Baixo Parnaíba e Fórum Carajás)
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Caxias, a cidade negra
A vida é uma comédia. Essa assertiva se propagou por anos a fios. Luis Fernando Verissimo, escritor porto alegrense, porto alegrense fica bem melhor que gaúcho, publicou “comédia da Vida Privada que aprimora essa ideia da vida ser uma comedia dentro de uma perspectiva pequeno burguesa. O compositor não chega a ser um Luis Fernando Verissimo mas suas musicas são uma verdadeira comédia. O jornalista Cassio Bezerra, que escuta e toca rock, que fique bem claro, classificou as musicas como comedia. Ele citou “Craqudo”, cuja pronuncia leva a pensar na palavra craque. Que engano. “Cracudo” se origina da palavra crack, droga muito consumida nas cidades de todo o Brasil. É bom não entrar em detalhes a respeito da musica. Pode parecer apologia as drogas. Importa a narrativa que depois de escutar a musica a pessoa começa a ver determinados ritmos sob outros pontos de vista. O ponto de vista da comédia do qual o compositor se vale para conquistar o publico. As musicas cujas letras apresentam um conteúdo politico social tendem a afastar o ouvinte que quer se divertir sob qualquer pretexto. O disco “Da lama ao Caos”, da banda pernambucana Chico Science e Nação Zumbi, lançado em 1994, retratava a cidade de Recife como a “cidade do mangue/onde a lama é a insurreição/onde estão os homens caranguejos” com uma base rítmica que variava do maracatu ao rock e a musica eletrônica. As musicas que Chico Science canta não explicitam mas se prestar atenção no conteúdo e no ritmo, a cidade que surge nas letras e na sonoridade é uma cidade negra. Essa definição pode ser replicada para várias cidades brasileiras entre elas a cidade de Caxias, a “princesa do sertão”, município da região dos Cocais maranhense. Cassio Bezerra conversava com Francisca, vice presidente do Inasa, ONG que trabalha com meio ambiente, antes da abertura do encontro de comunidades quilombolas, quando alguém perguntou de onde eram os tambores nos quais eles se encostaram. Os tambores, segundo Francisca, eram provenientes da comunidade quilombola de Zacarias e os quilombolas os tocariam em algum momento do evento. Francisca também falou da dança do Lili que superava qualquer dança em todo o Maranhão. Com essa defesa ardorosa da cultura negra e quilombola, pode-se concluir que Caxias e ciddes vizinhas são cidades negras. Só precisa vasculhar um pouco para que as raízes historicas emerjam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário