O Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba (Comunidades do Baixo Parnaíba e Fórum Carajás)
segunda-feira, 31 de maio de 2021
As soleiras das portas
Ele descia a avenida do Bom Milagre numa manha quente do mês de maio. Qualquer um em sã consciência desistiria de trafegar pelas ruas de São Luis com um sol daqueles sobre sua cabeça. Qualquer um diria para si mesmo ou para um interlocutor impreciso “Nem por todo dinheiro do mundo saio da minha casa nesse calor dos infernos”. A decisão definitiva demorou a evoluir, mas, ao fim e ao cabo, o sujeito abriu o portão da frente, nada a vista. Decidiu esperar um transeunte solitário que, por alguns instantes, solidar-se-ia, sem o saber é claro, em seu medo de assalto. Não há razão no medo, ele argumentava. Se você der brecha ele assume um papel preponderante na sua vida. De qualquer forma, o transeunte foi a frente e ele, canhestramente, seguiu seus passos até virar na transversal. No Monte Castelo reina uma aparente tranquilidade. Há de se desconfiar de qualquer lugar em que as pessoas quase não param na esquina com o firme proposito de esmiuçar a vida alheia. Os moradores do bairro praticavam esse saudável hábito até bem pouco tempo, contudo a sensação que a violência tomava de conta das ruas os forçou a se fecharem em suas casas. As soleiras das casas eram o ponto de encontro das conversas e das brincadeiras entre crianças, jovens e adultos. Os idosos se sentavam a soleira, conversavam com um amigo ou parente sem que ganhasse tom de brincadeira. As falas dos idosos transpareciam severidade enquanto que as falas dos mais novos se enchiam de alegrias e prazeres. Duas das brincadeiras mais divertidas eram “Assassino e detetive” e “Stop”, brincadeiras que mesclavam memoria, imaginação e muita atenção. Quem não saia de casa à noite por não ter idade se contentava em escutar as historias da menina que se sentava ao seu lado após passar o dia todo trabalhando. Uma dessas historias foi a de uma parente sua que brincava de fazer malabarismos com os ovos que sua mãe mandava comprar. Essa brincadeira durou até o dia em que alguém a assustou. Ela quase deixou os ovos caírem no chão. Antevendo o que viria pela frente (nada de almoço e a mãe zangada), a menina se refez e agarrou os ovos que por pouco não chegaram ao chão e se quebraram.
domingo, 30 de maio de 2021
O diálogo entre os tempos
O passado nem sempre chega ao seu espectador como realmente aconteceu ou quase nunca chega. A sociedade evita saber como chegou até ali naquele instante e o individuo se comporta igual a sociedade. As respostas para quaisquer perguntas que possam afligir, quem quer que seja, encontram-se num passado recente ou num passado distante porque as perguntas continuam as mesmas e as respostas, por conseguinte, também continuam as mesmas. Muito se aguarda do futuro sem saber exatamente o quê e isso decorre do fato de que com relação a esse tempo só há especulações e previsões. Seria mais simples que a pessoa vivesse a vida aprendendo com o passado e não adivinhando como será o futuro,
mas moldar o que vem pela frente move a existencia. Essa talvez seja a chave mestra do pensamento humano: o movimento. O ser humano se arrelia com a mínima sensação de paralisia e o passado acarreta essa sensação de paralisia naqueles que o vasculham em busca de respostas. Ainda não se inventou uma maquina capaz de voltar no tempo o que facilitaria muito o ser humano ir direto ao que lhe interessa. Voltar no tempo só através dos livros e do contato com cidades historicas. Isso requer tempo e o ser humano se encontra pouco disposto a gastar seu tempo com esse tipo de coisa. Comparativamente, o futuro pode ser pego com as mãos enquanto que o passado se distancia e a cada dia se torna mais distante. O ser humano vivencia sensações que depreendam movimentos contínuos para se sentir satisfeito. No final do dia, se a única coisa que fez foi ficar em casa arrastando os pés isso lhe causa desespero. E quanto mais por os pes fora de casa menos desesperado fica. Ficar somente com os pés dentro de casa ou pô-los para pisar fora de casa dialoga com a noção de passado e com a noção de futuro de cada um. O diálogo deve ser dialético. A dona Eliane, presidente da associação de comunidades quilombolas do município de Anajatuba agradeceu firmemente a equipe do Fórum Carajas a visita que esta fez a escola famíliar rural na comunidade quilombola de São Pedro. A visita tinha por objetivo doar mudas para a comunidade as quais seriam plantadas no dia cinco de junho, dia do meio ambiente. O compromisso deles continuaria na comunidade de pescadores chamada Lindosa, onde embarcariam em barcos pequenos a motor e navegariam pelas aguas fluviais até a baia de São Marcos. Infelizmente, um dos moradores da Lindosa faleceu e a equipe abortou o projeto da navegação. Os membros do Forum carajas procuravam bem mais do que um simples passeio de barco ou uma simples diversão. Pela baia de São Marcos e pelo rio Mearim, negros escravizados vindos da África. desembarcavam em São Luis e eram transportados por barcos até determinado ponto e depois levados para fazendas no interior do Maranhão. O Maranhão como região produtora e comercializadora de produtos nasce na intersecção entre rio Mearim e Baia de São Marcos. Essa historia foi deixada de lado; principalmente, a historia dos quilombos que surgiram das fazendas decadentes e abandonadas. A historia das comunidades quilombolas de Anajatuba, da dona Eliane e de sua família. Enfim, as mudas foram entregues e nessa entrega se travou conversa com dona Eliane. Num dos pontos da conversa, debateu-se a construção e a ampliação de portos na baia de São Marcos; o que isso acarretaria para o meio ambiente e para as comunidades quilombolas que pescam nos campos inundáveis e em alto mar.
sábado, 29 de maio de 2021
As ilhas de Anajatuba
Três mulheres e dois homens limpavam a casa familiar rural do povoado São Pedro, município de Anajatuba. A senhora Eliane liderava o grupo que o seu marido também compunha. Ela fora líder sindical numa época que os professores não faziam greve e recebiam corretamente os seus proventos. Passados sete anos, os professores de Anajatuba ganham mais de cinco mil reais. Os colegas de profissão sentem saudades do seu mandato, só que ela esta em outra. Ela se elegeu presidente da associação de comunidades quilombolas de Anajatuba, associação que representa vinte e sete comunidades quilombolas entre certificadas e não certificadas pela fundação Palmares. A fundação Palmares certificou duas comunidades recentemente, um fato inesperado para ela porque o governo federal não prima pela defesa dos direitos das minorias étnicas. Filha de quebradeira de coco, Eliane militou em vários movimentos sociais antes de presidir a associação de comunidades quilombolas de Anajatuba. Compôs o fórum de redes e cidadania e arrancou muita cerca fincada nos campos naturais de Arari que os fazendeiros mandavam seus empregos colocarem como se a terra fosse deles o que impedia os moradores de pescarem e soltarem seus animais. Os campos vivem duas realidades extremas: inverno, os campos ficam debaixo de muita água, e no verão, os campos secam. Em qualquer dessas realidades, os moradores cruzam os campos para pescar, para soltarem seus animais e para chegarem as cidades de Arari, São João Batista, Anajatuba, Santa Rita, São Bento e Bacurituba. Os quilombolas que vivem na ilha do Teso percorrem vinte e quatro quilômetros para chegarem a Anajatuba de barco. A Dorgivania, moradora da ilha, recomendou que quem quiser conhecer as ilhas (inúmeras) vá logo porque assim que o inverno for embora para chegar onde mora só indo a pé o que representa doze quilômetros de muita lama.
quinta-feira, 27 de maio de 2021
Os gigantes de Jacarezinho
No carro, um deles pensou alto: “Rapaz, basta iniciar um fogo bem aqui nesse ponto que o milharal todo queima”. Eles acabavam de sair da estrada que apontava para São João do Soter e penetrariam numa estrada vicinal que os levaria a comunidade quilombola de Jacarezinho. Ainda próximo a cidade de Caxias, o rapaz apontara várias situações de crimes ambientais e socioambientais, cujos responsáveis não foram punidos e nem seriam. Um fazendeiro pagara policiais militares para agredirem e expulsarem trabalhadores rurais de suas posses com o proposito de encher essas posses de gado. A boiada que pisa duramente o solo do Cerrado tem mais valia que a vida de agricultores familiares cujas produções valem pouco a pena. Ele relacionou outros: a empresa Equatorial concessionaria de energia, que se instalou numa área de proteção municipal e a fábrica da Schincariol que desestabilizou o lençol freático de um famoso riacho. O riacho secou completamente. Quem pratica crimes desse tipo não teme pelas suas consequências e caso a consciência aperte a igreja Católica mantem um santuário em homenagem a São Francisco de Assis em São João do Sóter. A Igreja Católica se constitui na grande aliada das comunidades quilombolas e rurais dos municípios de Caxias e São João do Sóter. Nem uma outra instituição consegue penetrar na zona rural e consegue dar assistência a essas comunidades como essa instituição faz. A igreja católica assiste e assessora a comunidade de Jacarezinho que enfrenta pressões por parte de grileiros para abrir mão do seu território. A assistência e a assessoria da igreja Católica não é o bastante para barrar o avanço do agronegócio sobre os territórios quilombolas. A não regularização do território de Jacarezinho se deve a inercia e a omissão da Fundação Palmares e do Incra que com isso favorecem a grilagem de terras. Quanto mais eles adentravam naquelas terras mais eles viam espécies florestais de indescritível beleza e ambientes de significativa paz. Também presenciavam cenários de destruição e abertura de novas áreas para os plantios de soja e de milho. Uma desses cenários ficara celebre pelo nome Chapada do Boi, território quilombola que as maquinas dos plantadores de soja alucinaram por completo. Dava pena aquele cenário, mas fazer o que. Eles tinham em mente o território de Jacarezinho. Queriam visualizar aqueles negros que mantinham posição firme em resistir aos plantadores de soja. Por acaso, os negros de Jacarezinho descendiam de uma raça de gigantes que se impunham a qualquer um que os ameaçasse? O senhor Edivaldo, presidente da associação de Jacarezinho, é um senhor simples que prefere comer peixe a carne e recebe bem aqueles que não fingem amizade.
domingo, 23 de maio de 2021
A conversa da Suzano Papel e Celulose
Soube se de uma conversa cujo teor e que a Suzano Papel e Celulose quer repassar seus ativos no leste e nordeste maranhenses para qualquer empresa do Agronegócio com interesse e com grana pra pagar. Ela abandonou esses ativos a ação do tempo e a ação do fogo. Milhares de eucalipto ou passaram do tempo do corte ou queimaram. Os plantios da Suzano em Codo Matões e Parnarama seriam remetidos a fábrica do Piauí. Como o projeto naufragou nas suas próprias inconsistências, os plantios de eucalipto ou foram encaminhados a cerâmicas na região ou foram encaminhados para a fábrica da Suzano em Imperatriz. Muitas das áreas desmatadas pela Suzanovou áreas que ela desejava desmatar faziam ou fazem parte de Territórios quilombolas. Um dos Territórios que ela não desmatou foi o do Tanque da Rodagem em Matões. A empresa não desmatou mas tem uma ação na justiça contra a comunidade. E essa ação continua rolando porque a Suzano quer repassar essas terras para um grupo de empresários paraibanos que caso comprem vão movimentar essa ação contra os Quilombolas. Quer dizer a Suzano abandona o leste maranhense mas não larga o osso de incomodar as comunidades Quilombolas com ações na justiça.
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Baião de dois
O arroz na historia recente do estado do Maranhão nunca saiu de cena e nunca saiu de cima da mesa na hora do almoço dos maranhenses. Muito se comentou que a base alimentar do maranhense, em qualquer canto do estado, é arroz, farinha e alguma carne. O suficiente para aguentar o tranco do dia. Essa base alimentar se alterou em algum ou outro detalhe, nos últimos anos, mas o maranhense continua fiel ao arroz, a farinha, e quando é possível, um feijão e uma carne. É sempre bom relembrar que os alimentos produzidos no Brasil não chegavam a mesa do cidadão comum. E essa circunstância prevalecia, sobretudo, na disponibilidade de carne bovina. Quem comia carne comia carne considerada de segunda, boa para um cozidão. A carne não vinha sozinha; ela vinha banhada em muita água e vinha acompanhada de matos e de verduras. Nem sempre era possível comer carne e o cardápio se fixava no arroz. O Maranhão foi no inicio dos anos 80 um dos maiores produtores de arroz do Brasil. Em anos posteriores, o estado trocou o status de produtor de arroz pelo status de produtor de soja e mais recente de produtor de milho, culturas voltadas para exportação e não para a alimentação da sociedade maranhense. A visão de um campo de futebol na zona rural de São João do Soter, centro leste maranhense, despertou a lembrança do jogo de travinha na ruas de São Luis, uma modalidade de futebol que poucas crianças e jovens ainda praticam. Jogar travinha resultava várias vezes em confusões com os donos ou as donas das casas onde as bolas caiam ou onde as bolas quebravam algum utensilio domestico. Uma pratica social que vem sumindo aos poucos no maranhão é o das pessoas convidarem recém-chegados ou visitas inesperadas a almoçarem, caso seja hora do almoço. O senhor Edivaldo, presidente da associação da comunidade quilombola do Jacarezinho, convidou a equipe do Fórum Carajas e da diocese de Caxias, a entrarem em sua casa e provarem um almoço preparado por sua mulher enquanto eles conversavam do lado de fora. O presidente da associação se encontrava impedido de circular pelas comunidades vizinhas por obra e graça de uma liminar dada pela justiça de Caxias em favor de um senhor conhecido por Jonhy, segundo alguns, um paraguaio de origem e um plantador de soja. Este senhor planeja se apossar de uma área de 1500 hectares de uma comunidade próxima ao Jacarezinho e como o senhor Edivaldo é uma liderança que organiza os quilombolas contra o assedio exercido por grileiros, essa decisão judicial é uma forma de quebrar a unidade do território quilombola de Jacarezinho. O plantador de soja alega que os quilombolas rejeitaram uma proposta de acordo e caso seja necessário entrará com maquinário e com a policia para garantir seus direitos. Só que o acordo e para que os quilombolas abram mão do seu território para que ele desmate e plante soja como acontece em várias regiões de São João do Soter, Caxias e Coelho Neto. O almoço na casa do senhor Edivaldo foi um almoço ao mesmo tempo simples e sofisticado. Simples porque era o arroz e o feijão de todo o santo dia e sofisticado porque eles misturados na panela viraram o famoso baião de dois. Em cima da mesa e sobre os pratos dos convivas, o baião de dois reinava. Para a carne, restou ser coadjuvante.
terça-feira, 18 de maio de 2021
A caminhada
Ele quis saber do vizinho onde poderia comprar ração para frangos nas redondezas e aquela hora da manhã. O vizinho não pensou duas vezes: “Liberdade”. O rapaz fazia o giro para encarar a estrada quando escutou “Vou lhe fazer companhia. Quero ver se encontro algo do computador a fim de comprar”. Logo nas primeiras quadras, o vizinho parou para sondar “Ei não sei quem, tens cabo não sei qual? ”. O destinatário da sondagem banhava e se houve resposta a audição ouviu nada. Os dois voltaram a caminhar. O vizinho aconselhou andarem pela estrada da Vitoria evitando a parte central do Monte Castelo. Receava um assalto? Bem, por segurança decidiram consensualmente caminhar pela Estrada da Vitoria muito mais movimentada do que o Monte Castelo aquela hora. Alguns dos comércios à beira da pista abririam suas portas depois das oito e o relógio marcava sete e meia da manhã. O Gaiolão, pelo contrário, atendia os clientes com as portas escancaradas. O rapaz estranhou tanto que soltou uma para o amigo: “Aqui não ficava o famoso bar Gaiolão?”” Sim”. Um dos mais excêntricos bares da região Monte Castelo, Fé em Deus e Liberdade mudou de estilo de negócios ou do vinho para água. Os caminhantes davam conta de tudo. Eles se maravilharam com um grafite representando Leonardo do boi de zabumba e com outro grafite gasto representando a rua Portugal localizada no centro histórico de São Luis. O vizinho era daquele tipo de gente que não pode ver uma e nem pode pisar numa feira. Cumprimenta quem passa pela frente e compra a feira toda. E o amigo que compraria ração para frango e para gato pegou o gosto e comprou itens do dia a dia da casa. Umas coisas não mudam na Liberdade e na Estrada da Vitoria: andar apertado com um ônibus ou um carro passando rente aos pedestres.
domingo, 16 de maio de 2021
Arrancados da Terra
Uma das historias lidas a infância e que a memoria preservou até os dias de hoje foi a do boi voador. Mauricio de Nassau, holandês que governou parte do Nordeste entre os anos 1637 e 1643, prometeu aos Recifenses que durante a inauguração de uma ponte que mandara construir faria um boi voar. A cidade de Recife parou para ver se de fato Nassau cumpriria com sua promessa. Um boi voou , um boi empalhado. De qualquer forma, a população recifense se deslumbrou e deliciou-se com o feito. Mauricio de Nassau administrava parte do nordeste, principalmente o nordeste açucareiro, sob a inspeção severa da Companhia das Indias Ocidentais, um misto de empresa capitalista e maquina de guerra, cujo principal proposito era saquear as possessões além mar do império espanhol e o Brasil fazia parte do império espanhol nas primeiras decadas do século XVII. A inauguração da ponte, metade madeira metade pedra, e o espetáculo do boi voador foram os últimos atos administrativos de Nassau, pois o seu mandato como administrador findara e os seus patrões da companhia das índias ocidentais decidiram não renova-lo. A memoria afetiva reviveu a historia do boi voador a partir da leitura do novo livro de Lira Neto “Arrancados da Terra”, no qual o jornalista cearense narra como os judeus saindo de Amsterdã e passando por Recife chegaram a Nova Iorque em 1654. O livro de Lira Neto sugere algumas leituras historicas importantes para a compreensão do capitalismo mercantilista do século XVII. Em termos gerais, os anos que os holandeses/judeus ocuparam o nordeste açucareiro (1630 – 1654) deram-lhes conhecimentos substanciais e suficientes para, quando da chegada no que seria a Nova Iorque dos dias de hoje, iniciarem a construção e o desenvolvimento de uma experiência social e economica que mesclaria comercio com dinamismo e liberdade de expressão e de culto. Os holandeses/judeus comerciavam de tudo e comerciavam por vários lugares no globo terrestre. Enquanto administravam o nordeste açucareiro, os holandeses/judeus aprenderam as rotas do trafico negreiro que traziam negros da África para trabalharem nos engenhos de cana de açúcar. Eles aprenderam ainda mais: sem negros não havia economia colonial. Esse aprendizado os holandeses/judeus levaram para Nova Amsterdam/Nova Iorque o que fomentou o desenvolvimento do capitalismo na américa do norte.
segunda-feira, 10 de maio de 2021
o agronegocio oportunista
Os anos 2000 viram despontar no cenário econômico social do leste maranhense dois projetos de produção agrícola e florestal: a soja e o eucalipto. Eram projetos, de certa forma, conhecidos de vários setores de parte da sociedade maranhense que experimentou os anos 80 e os anos 90 no que eles tiveram de pior: o empobrecimento de amplos setores. Tanto a soja como o eucalipto entraram na vida da população com o discurso de que a situação de pobreza em que os maranhenses se meteram só encontraria uma solução caso os governantes adotassem as suas ideias e ideais de produção e produtividade. Há um quê de oportunismo nesse discurso porque ele enuncia aquilo que o outro quer e precisa escutar. O Maranhão é um dos estados mais pobres do Brasil que apresenta indicadores sociais e econômicos risíveis, portanto se faz urgente que venham investimentos de outros estados brasileiros e de fora do Brasil para que o estado saia de seu atraso costumeiro e modernize-se. Pobre socialmente, mas rico em oportunidades as quais seriam recursos naturais, muita agua, muita terra e muita floresta. Esses detalhes, a maior parte da população desconhecia. Cabia saber aos maranhenses que o Maranhão era lindo e acolhedor. O maranhense recebia bem os de fora, porem cuidar do que realmente valia a pensa não era com ele. Deixava para os outros. Um projeto econômico não se instala numa determinada região baseado somente em informações técnicas e projeções de lucro e de riscos. Ele se instala também a partir de uma base politico social. Um projeto empresarial não detem uma base politico social de apoio. Ele a requer. Ele deve tomar seus cuidados porque essa base se move de acordo com seus interesses. É bom relembrar o processo de instalação do projeto de pellets da Suzano Papel e Celulose entre os anos 2010 e 2015 no Baixo Parnaiba. O projeto da Suzano indicava 80 mil hectares de plantios de eucalipto para a produção de pellets (pequenas barras que virariam energia térmica na Europa). Esses 80 mil hectares passaram as mãos da Suzano por processos intensos de grilagem de terras nos anos 80 e 90. As grilagens foram acobertadas por grupos políticos locais e regionais que levavam a serio o projeto da empresa. A Suzano Papel e Celulose levou a serio as comunidades tradicionais e quilombolas em seu projeto de desmatamento e plantio de eucalipto? Pelo que se sabe a empresa mantinha uma relação oportunista com as comunidades, não só do Baixo Parnaiba como de outras regiões do leste maranhense. O oportunismo da Suzano se virou contra ela (o feitiço se vira contra o feiticeiro), pois seu projeto de pellets encalhou por falta de investimentos e porque não havia área disponível para o projeto. Ai entra outro oportunismo: o dos sojicultores. Uma empresa oportunista é uma coisa complicada. Milhares de produtores de soja oportunistas é mais complicado ainda. Estes observavam atentamente as movimentações da Suzano para caso ela vacilasse, eles tomariam de conta das suas áreas. Algumas das áreas plantadas com eucalipto viraram plantios de soja em Buriti e Parnarama. Consolidar essa mudança no processo de ocupação oportunista do solo, do eucalipto para soja, é o que pretende a base politica do agronegócio no leste maranhense.
domingo, 9 de maio de 2021
A interprete de Roberto carlos
“Teresa Cristina já veio aqui” revelou Leo. Teresa Cristina, interprete de sambas clássicos e outros clássicos da musica brasileira. “Esteve? Quando?”. A pessoa bebe no bar do Leo. Bebe cerveja e cachaça, entre outras coisas, mas sobretudo bebe o conhecimento musical de Leo. O digníssimo dono do bar vai a mesa, cumpre aquele papel solene de cumprimentar o cliente, e dependendo do cliente, puxa conversa. “Teresa Cristina gravou um programa pro youtuber” “ E ai funcionou?” “Mais ou menos. Ela é mais na dela, diferente de Diogo Nogueira, filho de João Nogueira” Dessa conversa derivou a noticia que Teresa Cristina apareceu no bar do Leo para passar o som de um show dela em São Luis. Houve um pedido de permissão para a passagem de som e Leo so soube quem era a interprete ao se deparar com ela. Conversa vai e conversa vem, Teresa Cristina pergunta para Leo o que achara do disco em que interpretara Roberto Carlos. “Recebi muitas criticas, mas deixa explicar. O disco é uma homenagem aos meus pais. Meu pai tirava os dias de domingo para escutar Roberto Carlos enquanto minha mãe conzinhava. Eu cresci escutando Roberto”. Os músicos e interpretes da musica brasileira, invariavelmente, devem provar a si mesmos e aos outros que são capazes de gravar uma musica de Roberto Carlos.
sexta-feira, 7 de maio de 2021
A cidade e a solidão
Ela escrevia poemas e quase crônicas. Enviava a ele e pedia-lhe que comentasse. Quem era ele com tamanha capacidade de comentário? O seu marido não teria mais condições de atender as suas expectativas? Ela esperava algo dele ou ansiava algo dele que despertava sua curiosidade e ao mesmo tempo os distanciava. O ludovicense típico é pouco afeito a externar seus sentimentos. A sua afeição se atrela a determinados espaços públicos inseridos no co;ntexto do centro de São Luis como a praça da Misericordia, a praça da Alegria, a praça da Saudade e etc. Essas praças entocam sentimentos e transparecem solidão a granel. Quanta solidão se sente caminhando pelas ruas que interligam as praças e as casas ao redor delas? As casas se fecham umas para as outras que não se ouve nenhum ai vindo delas.
A cidade a utopia e o avesso
Os passos que a cidade reproduz pelas ruas de seu centro. Um passo leva a outro. A quem pertence os passos que integram a cidade? Do que é feita a cidade que passeia sob os pés? Em dado momento, ela era feita de utopias e de sonhos, quimeras (quem dera fosse uma declaração de amor). Em outro momento, essas utopias e sonhos viraram o que não queriam ser. Não era pra ser assim. A utopia virou do avesso e a cidade se engessou em seu desprezo.
quarta-feira, 5 de maio de 2021
A quarta feira e as quintas
Marcara com um amiga de se verem na praça Deodoro numa quarta feira. Ele lhe daria dois livros da sua autoria e ela lhe presentearia com a camisa do Pink Floyd, banda inglesa de rock progressivo. O inicio de mês de maio dava conta que o restante do mês choveria bastante, bem diferente do que aconteceu nos meses de março e abril, os meses mais chuvosos do inverno de São Luis. Ele escreveu “Muita chuva”. Ela respondeu “Acontece”. A amiga não entendeu a frase de imediato. ‘Tomara que a chuva termine antes das seis”, o horário fechado entre os dois. A chuva se espalhou por toda São luis que dava pra ver a cidade coberta de chuva da cidade de Bequimão. Ficou pensando nas pessoas viajando de ferry boat debaixo de chuva torrencial. A chuva tem seu tempo de cair e não pode esperar que o homem resolva seus assuntos. Caso fosse esperar, jamais cairia. Os homens esperam que a chuva dê seu recado. Os pingos de água impedem que o homem escreva a história humana por segundos, minutos e horas. As pessoas, em cima das seis horas, batiam em retirada pela praça Deodoro, temendo que outra leva de chuva surgisse com muito mais força. Ela o viu primeiro e entregou a camisa. Ele, por sua vez, deu boa noite e colocou em suas mãos os livros. Ele e ela conversaram poucos minutos e decidiram tomar o caminho de suas respectivas casas. Ela morava no Diamante, bairro colado ao centro de São Luis. O que hoje é um bairro, já foi as quintas dos casarões que foram construídos às margens do caminho grande, atual rua Grande. Ele a deixou próximo de sua casa, numa rua que ficava entre a parte alta da cidade e a parte baixa chegando na Camboa. Viu um burro que comia capim num terreno baldio do Diamante e ocorreu-lhe a visão dos grandes espaços de outrora, onde os proprietários soltavam seus animais ou os animais de amigos para pastarem. Um amigo lhe contou uma historia engraçada sobre o caminho da Boiada onde existiam várias quintas. Esse caminho recebeu esse nome porque por ele transitavam vários carros de boi e esses bois ficavam pastando nas quintas dos casarões do caminho. Um dia, a noite, esse amigo andava pelo caminho da boiada e algo imenso veio rápido ao seu encontro. Era um boi pronto para chifra-lo. O que podia fazer? Correu e jogou-se num brejo para escapar das chifradas.
terça-feira, 4 de maio de 2021
Chuva de Veneno na comunidade de Araça, município de Buriti
A prefeitura de Buriti, a Secretaria de meio Ambiente do estado do Maranhão e a família Introvini são cumplices no processo de destruição das Chapadas do município de Buriti. A família Introvini, plantadora de soja, compra posses e pequenas propriedades de famílias de agricultores familiares; em seguida, pede autorização de uso e ocupação do solo à prefeitura e para finalizar solicita licença de desmatamento a Secretaria de Meio Ambiente. O prefeito assina as autorizações sem pedir informações e a secretaria libera os desmatamentos com base em informações prestadas pelo desmatador sem conferir se essas informações são verdadeiras ou não. A justificativa da secretaria é que ela entende o empreendedor como um sujeito de boa fé e por isso todas informações prestadas condizem com a verdade e com a realidade. Muito improvável que um ou outro órgão negue o pedido ou os pedidos enviados pela família Introvini que nos dias atuais representa a quintessência do agronegócio no Baixo Parnaiba maranhense. O ex prefeito Naldo, em seus últimos dias como prefeito, assinou autorizações de uso e ocupação de solo em favor dos Introvini. Os tratores dos Introvini dilaceraram no começo de 2021 áreas ricas em bacuri de um pouco mais de 100 hectares. A autorização do ex prefeito Naldo no apagar das luzes de sua administração indica uma vingança por ter perdido a reeleição para prefeito. Uma vingança imposta contra famílias de agricultores familiares que viviam da coleta de bacuri e uma delas, a Chapada do Coruja, era a maior em produção de polpa de bacuri, segundo Edivan, morador do povoado Belem. O que a família Introvini faz é desmatar pequenas áreas em chapadas diferentes de Buriti aproveitando uma licença dada para uma única região. Os Introvini tem absoluta certeza que a prefeitura de Buriti não reverá as autorizações e a secretaria de meio ambiente não fiscalizará os desmatamentos. Algo na secretaria de meio ambiente do estado do Maranhão leva os Introvini a crerem em sua impunidade. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Maranhão é utilizada pelas elites para lavar as irregularidades cometidas pelo agronegócio: grilagem de e venda ilegal de terras publicas para plantadores de soja e empresas de eucalipto. O caso da Chapada do Brejão emblema essas irregularidades. O grupo João Santos grilou terrenos que chegam a mais de cinco mil hectares entre Chapadas e Baixões nos anos 80 e repassou esses terrenos para a família introvini desmatar e plantar soja. O Estudo de Impacto Ambiental elaborado pelos Introvini argumentava que a Chapada do Brejão não tinha nascentes do rio Munim e não tinha pés de bacuri. E nem havia comunidades tradicionais por perto. A secretaria de meio ambiente do estado maranhão licenciou o desmatamento de mais de 1000 hectares sem que seus funcionários verificassem in loco a veracidade das informações. Mas isso não importava, não é verdade? A licença foi dada por um dos quatro secretários que ocuparam a cadeira nos últimos anos e licença dada é licença cumprida. No inverno de 2021, viu-se as consequências do desatino. Desmatada a Chapada e retirada a cobertura vegetal, que é uma área de recarga, as águas da Chuva encheram rapidamente o terreno e provocaram atoleiro pelos caminhos. As comunidades de Araça, Belem e Brejão se serviam da Chapada do Brejão para coletar bacuri e apanhar madeira. Esse desmatamento imenso (+1000 hectares) e o plantio de soja chegando mais próximo das comunidades causam doenças físicas como a Leishmaniose e doenças mentais como a depressão. Os desmatamentos causam essas e outras doenças que muitas das vezes poucos se interessam em investigar para comprovar os nexos causais. Cabe ao governo do Maranhão, dentro de suas prerrogativas institucionais, investigar casos em que se infringe direitos constitucionais de um individuo e da coletividade. Um avião, recentemente, despejou litros e mais litros de dissecante (um agrotóxico que acelera a maturação da soja) sobre a comunidade do Araça. Os plantios de soja no entorno da comunidade pertencem a fazenda Europa que arrendou da SLC, grande trading nacional do setor de commodities. Os moradores do Araça contabilizaram mais de 15 vezes que o avião pulverizador sobrevoou o povoado jogando o paraquat. Esse despejo de agrotoxico causou coceira, irritação e queimaduras nos corpos desses moradores que pediram socorro para setores da sociedade civil, os quais denunciaram para organizações nacionais e internacionais. E se não tivessem internet? E se não tivessem pessoas dispostas a se solidarizar com suas demandas? Cinco dias seguidos ao envenenamento, quem chegasse perto dos plantios de soja sentiria o cheiro do veneno. Insustentável, para escrever o mínimo. Quem aguenta por muitos anos chuva de veneno? A repercussão nacional e internacional fez com que o governo do Maranhão se mexesse e encaminhasse equipes da secretaria de saúde, da secretaria de direitos humanos e da agricultura a fim de tomar providencias que contribuíssem para melhorar a situação das famílias atingidas pelo agrotóxico. Essas secretarias e órgãos do município de Buriti se reuniram com a Diocese de Brejo, a Fetaema, Forum Carajas, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Buriti, comunidades de Araça, Carrancas e Brejão e câmara de vereadores no intuito de discutir quais seriam essas providencias e quem seriam os responsáveis. A SEMA evitou comparecer a audiência e responder a possíveis questionamentos que a sociedade civil faria com respeito ao licenciamento ambiental e as licenças de desmatamento, atos administrativos pelos quais ela se responsabiliza diariamente.
sábado, 1 de maio de 2021
O projeto tosco das elites
Não saberia afirmar se “Istambul”, livro do escritor turco Omar Parmuk, é lindo. Bastante duvidoso qualificar uma obra literária como linda. Essa duvida também atinge outras obras que pretendam ser artísticas. Para ser honesto, “Istambul” é mais um livro que se refere a perdas. A literatura moderna se contrapõe a modernidade enquanto processo de aceleração da vida social e vida urbana. “A Istambul cosmopolita que eu conheci na infância já desaparecera quando cheguei a idade adulta. Em 1852, Gautier, como também outros viajantes de seu tempo, assinalara que nas ruas de Istammbul ouvia-se turco, grego, armênio, italiano, francês e inglês ( e, mais ainda que as duas ultimas línguas, o ladino – o espanhol medieval dos judeus que tinham acorrido a Istambul depois da Inquisição).” A Turquia que Omar Parmuk exalta no livro, cosmopolita, literária, monárquica, poliglota, anárquica e exótica, contrapõe-se a Turquia republicana, ultranacionalista, pouco afeita a literatura e xenófoba. Houve mais perdas ou mais ganhos no processo de modernização vivenciado pela Turquia entre os séculos XIX e XX? Do ponto de vista material, para a sociedade turca, é provável que houve mais ganhos. Do ponto de vista simbólico, pelo que conta Omar Parmuk, houve perdas consideráveis como a extinção de modos de falar, destruição de monumentos, poluição, politicas antiminorias etnicas e etc.
Pesando os prós e os contras, a modernização fez com que a Turquia. A função da literatura moderna é bem maior do que se contrapor ao processo destrutivo desencadeado pela modernidade. A função da literatura moderna é reconectar discursos soltos e perdidos na historia e fazer com que façam sentido. A Istambul histórica e romântica, desfigurada pela modernização estatal e capitalista, que Parmuk sonha em recuperar tem o que ensinar a países como o Brasil que cultivam projetos incessantes de modernização por toda sua historia? Por detrás do discurso modernizante das elites, subjaz um discurso tosco e deseducador. As elites e seus apaniguados tem pressa em modernizar o pais e não toleram as diferenças. No Brasil, a comunidades que se afirmam como comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas recebem ataques constantes em sua cultura (valor simbólico) e em seus territórios (valor material) como vem acontecendo na comunidade quilombola Centro do Diamante, município de Matões.